Ao longo de 20 anos de existência, passaram pela Monstra alguns dos grandes nomes do cinema de animação mundial e centenas de filmes de todas as latitudes. Para celebrar a data redonda, o festival de Lisboa está a preparar uma edição comemorativa lá para o final de julho (acreditando que, nessa altura, a pandemia estará mais branda). Mas, entretanto, disponibiliza na plataforma Filmin um programa especial, em que se faz uma retrospetiva de duas décadas de festival, ao mesmo tempo que se levanta o véu do que poderá ser a edição de 2021.
Quem gosta de animação não vai querer perder o ciclo “Curtas 20 anos”, em que se exibem algumas das melhores obras que já passaram pelo festival. São 17 filmes, incluindo Kali, o Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa; Crime e Castigo, de Piotr Dumala; Sonhos e Desejos – Laços de Família, de Joanna Quinn; A Sereia, de Alexander Petrov; Jogo, de Georges Schwizgebel; ou Pai e Filha, de Michaël Dudok de Wit. Todos eles artisticamente deslumbrantes, prontos a desfazer o lugar-comum que diz que a animação é coisa apenas de crianças.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/03/father-and-daughter-1-1600x899.jpg)
Para juntar toda a família, a Monstra também pensou outra retrospetiva, com animações para todas as idades. Igualmente acessível a todos está uma retrospetiva, não integral, da obra de José Miguel Ribeiro, um dos realizadores portugueses mais destacados internacionalmente, com filmes como Passeio de Domingo e Viagem a Cabo Verde.
O festival de 2021 anuncia-se com uma amostra das secções curtas, Monstrinha (para os mais novos) e filmes de estudantes. E há ainda espaço para espreitar uma retrospetiva do Festival de Leipzig e da Agência da Curta-Metragem, além da exibição do filme alemão Fritzi – Uma História Revolucionária, de Ralf Kukula e Matthias Bruhn, a única longa-metragem apresentada.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/03/monstra-2020-Boles-Stills-1071098-1600x866.jpg)
MONSTRA > filmin.pt > até 4 abr