No Porto, entre o centro histórico e a Foz, há uma nova cartografia a descobrir. A exposição Poético ou Político? sai do foyer da sala de espetáculos do Maus Hábitos e ocupa a rede de dispositivos utilizados para publicidade, os chamados mupis, em diversas ruas e avenidas.
A partir desta quinta, 25, há 48 obras de 24 artistas espalhadas por diferentes zonas, que confrontam e interpelam aqueles que passam, revelando “coincidências entre a ação política e o gesto poético”, diz João Baeta. Para o curador, além de um convite para deambular sem mapa, a exposição permite “pensar a imagem, que surge para ser observada, mas só existe se for apresentada”.
Organizada pela associação cultural Saco Azul, do Maus Hábitos, em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, Poético ou Político? reúne fotografia, bem como texto e desenho impresso, que subverte a utilização habitual dos mupis. “Na prática, está quase sempre ligada à publicidade a uma marca, mas isso não acontece e vai surpreender quem passa”, refere João Baeta. E, perante um dispositivo à escala humana, a relação entre a imagem e o espectador será outra, certamente.
É através do projeto ±maismenos±, iniciado em 2005, que Miguel Januário mostra o seu lado mais interventivo. Depois de ter espalhado pelas paredes uma série de chavões políticos, o artista regressa às palavras, agora de canções, para questionar a censura. Já Paulo Mendes recorre à figura de Action Man para representar diferentes papéis, tal como um ator. Ambos os artistas integram a exposição, com duas obras, tal como António Caramelo, António Olaio, Cristina Regadas, Isaque Pinheiro, João Gigante, Maria Trabulo, Pedro Tudela, Sara & André e Susana Chiocca, entre outros.
Na exposição Poético ou político?, a primeira de uma série de quatro atos, há convidados “com percursos mais ou menos estabelecidos e práticas artísticas diferentes”, nota João Baeta. A segunda data deste ciclo está programada para outubro deste ano, e terá curadoria de Tales Frey.
Poético ou Político? > Mupis da cidade do Porto > 25 jun-27 jul