Neste sábado, 14, à noite, o convite é para arranjar o melhor lugar do seu sofá, com um copo de vinho ao lado, e abrir a página de Facebook ou o Instagram de Salvador Sobral. Pelas 21 e 30, começa o concerto que o músico e o guitarrista André Santos vão dar e transmitir online.
O anúncio foi feito por Salvador Sobral, num vídeo publicado na sua página de Facebook. “Com esta situação louca que estamos a viver, decidimos fazer um concerto para todas as pessoas que estão em casa de quarentena, voluntária ou não. Vamos dar um concerto em live streaming, eu e o meu amigo André Santos. Vamos fazer a Quinta das Canções, depois acho que vai haver um piano, também vou tocar um bocadinho o piano – mal e porcamente como eu toco piano. Mas pronto, vamos tocar um bocadinho os dois, sábado às 21h30. Até lá”.
Esta é mais uma iniciativa inserida na Quinta das Canções, o projeto digital que junta o vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2017 e o guitarrista André Santos, onde a dupla recria músicas de outros artistas e publicam os vídeos no YouTube. Por agora, já é possível encontrar versões que Salvador Sobral e André Santos fizeram de temas como Todos os Homens são Maricas Quando Estão com Gripe, de Vitorino, O Navio Dela, de Manel Cruz, O Verdadeiro Amor, de Luísa Sobral, Verdes São os Campos, de José Afonso, Maria Lisboa, de Amália Rodrigues, entre outros.
Por conta das medidas de contenção anunciadas, também Pierre Aderne suspendeu temporariamente as sessões de música da Rua Das Pretas, que acontecem todos os sábados à noite, num palacete no Príncipe Real, em Lisboa. Mas, como bem diz o músico brasileiro nascido em Paris, a viver em Lisboa há quase uma década, “o show não pode parar! O artista tem que estar onde o povo está!”. Ora, se é por casa que temos mesmo de estar agora, então o concerto da Rua das Pretas acontece em live streaming neste sábado, 14, a partir das 20 e 30, em direto da casa de Pierre Aderne, através do Facebook e Instagram da Rua Das Pretas. Além de Aderne, a sessão conta com Nani Medeiros e João José Pita.
Apesar de a transmissão ser aberta, haverá um tip jar (chapéu), ou seja, a audiência pode “pagar” um bilhete simbólico através do site www.ruadaspretas.com. Ao contribuir, receberá um link para download de duas faixas inéditas do próximo álbum da Rua Das Pretas.