![tom de festa -capicua (foto pedro geraldes_2.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9544585tom-de-festa-capicua-foto-pedro-geraldes_2.jpg)
Pedro Geraldes
Já lá vão mais de três décadas desde a primeira edição da feira de gastronomia e artesanato do Crato, mas foi apenas em 2010 que este festival ganhou personalidade própria, tendo-se afirmado, desde então, como uma alternativa no cada vez mais preenchido calendário dos festivais de verão. E depois do sucesso do ano passado, com lotação esgotada em todos os dias, é com a fasquia bem alta que o Festival do Crato se apresenta para mais uma edição.
Depois da receção ao campista, com uma noite “extra” a cargo dos D.A.M.A., o festival prossegue esta quarta-feira, 24, já a todo o gás, com o hip hop de Capicua, o soul-funk dos HMB e o reggae de Richie Campbell & Anthony B. Na quinta, 25, é vez de Àtoa, Ana Moura e do britânico James Morrisson, talvez a maior das estrelas internacionais presentes no Crato, que já este ano foi um dos cabeças de cartaz do Meo Sudoeste. O festival continua na sexta-feira, 26, com as sonoridades mais tradicionais da guitarra portuguesa de Custódio Castelo e das flautas de Rão Kyao, com o blues-rock de Frankie Chavez e o indie-rock dos britânicos Kaiser Chiefs, que devem aproveitar a ocasião para apresentar alguns dos temas a incluir no próximo disco Stay Together, com edição prevista para este ano.
No sábado, 27, a noite começa ao som de Miguel Araújo e António Zambujo, em dois espetáculos separados, mas que se podem tornar num só, tal a amizade e cumplicidade musical que une os dois artistas. Ao palco sobe depois o cantor pop americano Matt Simons, a quem cabe encerrar a edição deste ano do Festival do Crato.
Como é habitual, em paralelo decorrerá a Feira de Artesanato e Gastronomia, de entrada livre, onde todos os dias acontecem espetáculos de música tradicional, como tango, flamenco, Cante Alentejano ou Fado.
O festival tem uma “zona de camping ocasional”, a cerca de 400 metros do recinto, onde estarão disponíveis fogareiros elétricos, lava-loiças, pontos de carregamento de telemóveis e wc/duche.
Festival do Crato > Jardim do Crato > 24-27, qua-sáb 21h > €14 a €28 (passe)