Já é recorrente desde há alguns anos, a inclusão do Nos Alive na lista dos melhores festivais de música da Europa, mas este ano a estação televisiva americana CNN não fez a coisa por menos, elegendo o festival português um dos dez dos melhores do mundo. Não é por isso de estranhar que se prepare para bater um novo recorde de público estrangeiro, conforme já foi revelado por Álvaro Covões, da empresa Everything Is New, que desde 2007 organiza o festival. Em 2015 foram 15 mil, oriundos de cerca de 50 países diferentes, um número que mais uma vez será ultrapassado este ano, com quase 20 mil bilhetes vendidos para o mercado internacional.
A razão de tanto entusiasmo é justificada com um dos melhores cartazes da já longa história do festival, a cumprir a sua décima edição. Já esta quinta à noite, 7, sobem ao palco nomes como The Chemical Brothers, Pixies, John Grant ou Robert Plant, o mítico vocalista dos Led Zeppelin. Será no entanto na sexta, 8, que terá lugar um dos concerto mais aguardados deste ano em Portugal, o dos britânicos Radiohead, de regresso ao palco principal do Alive, quatro anos depois, para apresentar o novo disco A Moon Shaped Pool, num dia no qual atuam ainda, entre outros, Tame Impala, Hot Chip Father John Misty ou Carlão. Já no sábado, 9, o destaque vai direitinho para os canadianos Arcade Fire, tão bem conhecidos do público português pelas suas intensas atuações ao vivo.
Uma das novidades deste ano do Alive é um dia dedicado ao hip-hop nacional, com curadoria de Dj Kamala. Será na sexta, 8, no palco Clubbing, por onde passarão nomes como NBC, Sir Scratch, Bob da Range Sense, Sam the Kid e Mundo Segundo ou Da Chick e onde será apresentado um espetáculo inédito, que vai rever a história do hip-hop português.
NOS Alive > Passeio Marítimo de Algés, Oeiras > 7 a 9 jul, qui a sáb 17h > €56 a €119 (passe)