Os fãs das histórias aos quadradinhos já têm programa no centro do País. A 1.ª edição da Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada chega à Casa Municipal da Cultura (CMC) esta quinta-feira, 3, e aí fica até domingo, 6, para promover a banda desenhada e as muitas áreas a ela ligadas, seja a ilustração, o cinema ou os videojogos. Durante quatro dias, haverá feira permanente de venda de livros, revistas e outras edições, e ainda exposições, jogos de tabuleiro, tertúlias, projeção de filmes de animação e de outros baseados em histórias de BD, e desfile de cosplay. “Sabemos que a cidade tem uma grande legião de seguidores e não havia um grande evento dedicado a esta arte”, explica Carina Gomes, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra.
O programa vai ocupar grande parte da Casa da Cultura, do átrio onde se encontram as mesas de artistas ao primeiro andar preenchido por jogos como Carcassonne, Ticket to Ride e Catan, passando pela Galeria Pinho Dinis, entregue a editoras como a Bruaá, a Cedilha, Comic Heart e a única livraria de Coimbra ligada a esta área, a Dr. Kartoon. No Espaço Ferrer Correia estará a exposição Figuras Clássicas do Terror, com desenhos de vários autores, ao lado da qual se encontra Hanuram – The Golden, de Ricardo Venâncio, Volta, de André Caetano, e Zombie, de Marco Mendes.
Todos os dias haverá projeção de filmes, entre eles: vários de Tintin, como Tintin na América (3 mar, 15h), Astérix e Obélix – Ao serviço de sua majestade, de Laurent Tirard (3 mar, 19h), ou Batman, de Tim Burton (4 mar, 19h). O desfile de cosplay, que acontece no sábado, 5, às 16 horas, é aberto a quem gosta de se “transformar” em personagem de banda desenhada.
Mais do que ser uma feira de editores e livreiros, a Coimbra BD quer fazer a cidade entrar “no circuito” nacional de festivais de comics. E desengane-se quem pensa que esta é uma mostra para maiores de 18 anos, pois o programa tem também atividades orientadas para as crianças. “É para jovens de todas as idades”, resume Carina Gomes.
Casa Municipal da Cultura > R. Pedro Monteiro, Coimbra > T. 239 702 630 > 3-6 mar, qui 11h-22, sex-sáb 11h-24h, dom 11h-18h > grátis