Sabíamos que os hotéis são lugares que dão primazia ao cuidado, ao belo e ao conforto, mas a forma como são retratados na nova série documental, em estreia na RTP2, ao final da tarde de domingo, dá-lhes uma elegância extra, torna-os ainda mais cinematográficos e humaniza-os.
Hotéis XXI “é uma série que fala mais das pessoas e da rede necessária à volta dos hotéis”, explica Marina Reino, realizadora e autora da série, uma ideia de Rita Rolex, produzida por Maria & Mayer. Os seis episódios temáticos dão o ponto de vista mais sociológico da forma como as pessoas se relacionam com o espaço, desde os hóspedes aos funcionários.
Na estreia, em Viajante ou Turista?, relembra-se que existem hotéis porque viajamos, porque queremos quebrar as rotinas. Na essência da hospitalidade está o ser curioso perante o outro, o querer criar ligações e fazer alguém sentir-se confortável. As origens do turismo remontam à Grécia do século VIII a.C., aos Jogos Olímpicos da Antiguidade, passando pelo comércio dos fenícios, a Idade Média repleta de fé e de peregrinos, até às ferrovias e à primeira agência de viagens do mundo no final do século XIX.
Para muitos hóspedes, a estada num hotel é sinónimo de prazer, desde a preguiça, passando pela gula, até à luxúria. Uma banheira cheia de espuma ou a alvura dos lençóis são mimos que transformam os clientes em pessoas importantes.
Para falar também de Ofícios, Criação do Espaço, Desperdício e Fuga à Rotina, Marina Reino filmou em 14 hotéis de norte a sul do País, selecionados num “processo muito natural”. “Tentei afastar-me de Lisboa para ter uma amostra dispersa, porque são efetivamente projetos mais difíceis de vingar”, conta a realizadora.
Finalizado o projeto, a grande conclusão a que Marina chegou, “e a mais enriquecedora”, é que estes hotéis são “concebidos por pessoas sem histórico hoteleiro”. Da austríaca Ingrid Koeck do Torel Boutiques a José António Uva do São Lourenço do Barrocal, mais a dupla João Costa e Isabel Costa da Casa das Penhas Douradas, todos são anfitriões cinco estrelas.
Hotéis XXI > RTP2 > Estreia 22 dez, dom 18h10 > 6 episódios, um novo ao dom