Há 35 anos, Jeremy Irons encarnava o duplo papel dos gémeos Elliot e Beverly, ginecologistas de renome, especializados no tratamento de problemas de fertilidade. Na época, a realização de David Cronenberg, coautor do argumento com Norman Snider, inspirava-se nas vidas de Stewart e Cyril Marcus (1930-1975), clínicos que trabalharam juntos em Nova Iorque, e no romance Twins, de Bari Wood e Jack Geasland, uma versão ficcional da verdadeira história dos irmãos Marcus.
Tal como Jeremy Irons deu vida a duas personalidades opostas – Elliot, o mais confiante e cínico, Beverly, mais tímido e passivo –, também Rachel Weisz, nesta adaptação televisiva do filme, revela talento na interpretação de impetuosas personalidades – Elliot, hedonista e egocêntrica, Beverly, educada e sensível.
A atriz britânica de 53 anos é a mentora da versão em minissérie do thriller psicológico Dead Ringers (1988). Vencedora de dois Oscars de Melhor Atriz Secundária com O Fiel Jardineiro e A Favorita, Rachel Weisz preferiu contar a história destes obstetras-ginecologistas num universo totalmente feminino, em que nem sempre prevalece a sororidade.
Este novo argumento é assinado por outra britânica, Alice Birch, de 36 anos, autora de uma dezena de episódios das premiadas séries Succession e Normal People, do argumento do filme Lady MacBeth (2016) e das peças de teatro Revolt. She Said. Revolt Again e Anatomy of a Suicide. Por considerá-la extremamente ousada e criativa, Alice foi a primeira escolha de Rachel Weisz.
Partindo da premissa de que muitas vezes os médicos se consideram deuses, Alice e Rachel quiseram que o texto tivesse também uma base científica, explorada através da obsessão de Beverly com a gravidez e o parto, estando Elliot mais virada para a Ciência. As relações amorosas de cada uma das gémeas vão interferir, e muito, na sua própria ligação, sobretudo quando Beverly se apaixona por outra mulher e sente uma necessidade de separação fraternal – uma verdadeira prova de fogo para ambas.
Dead Ringers > Prime Video > Estreia 21 abr, sex > 6 episódios