Um comprimido de manhã e outro à noite parecia ser remédio santo. As pessoas começavam a deixar de faltar ao trabalho e a vida mudava para melhor. A ideia peregrina de personalizar a dose do medicamento, adaptada à intensidade de cada dor – nas costas, de dentes, de cabeça, artrite ou até ressaca –, foi o engodo para muitos médicos nos EUA prescreverem oxicodona aos pacientes, um opioide para a dor moderada a intensa. Os médicos queriam aliviar-lhes o sofrimento, só não queriam que ficassem viciados. Descrita como “droga milagrosa”, entre outros epítetos, o seu efeito prolongado de 12 horas era visto como um fator determinante para desencorajar o consumo de drogas. Enganaram-se.
Em Dopesick (significa viciado em drogas), minissérie de oito episódios, escrita por Danny Strong (Empire, Billions), inspirada no livro homónimo da jornalista Beth Macy, um best-seller do jornal The New York Times, há vários avanços e recuos em linhas temporais distintas, numa história que remonta aos anos 1980. Graças a regulamentações menos transparentes, o clã Sackler conseguiu comercializar o OxyContin, em 1996. Os delegados de informação médica seduziam os médicos com jantares caros, ofertas de combustível e viagens. E a frase que todos sabiam de cor – “menos de 1% das pessoas que tomam ficam viciadas” – era o grande chamariz. Três anos depois de a oxicodona estar no mercado, é notado um aumento da criminalidade e da toxicodependência, com assaltos e overdoses relacionados com o seu consumo. A polícia federal responsável pelo controlo dos narcóticos abre uma guerra contra os opioides.
Aos 70 anos, Michael Keaton (Batman de 1989, 1992 e 2022; Birdman) interpreta Samuel Finnix, um médico solitário, sensato, preocupado com a comunidade mineira na Virgínia, onde dá consultas. Um médico que duvida, questiona, mas acaba por receitar e até por tomar o comprimido milagroso. Um caso que, em 2005, chegou a tribunal, com o doutor Finnix a assumir a relação entre a oxicodona e 65 mortes, num curto período de tempo.
Esta é a segunda série deste ano sobre o tema, tendo no centro a família Sackler: o documentário, em duas partes, The Crime of the Century, de Alex Gibney, saiu em maio, na HBO.
Dopesick > Disponível a partir 12 nov > 8 episódios > HBO