Há três anos, Patrícia Vasconcelos pensou que se há coisa que ainda lhe falta fazer na vida é um programa de entrevistas. “Porque no fundo é esse o meu trabalho”, explica a diretora de casting que mais atores portugueses escolhe para cinema e publicidade. Além desse trabalho, que começou há 27 anos, Patrícia também fundou e dirige a ACT – Escola de Atores e é cantora de jazz, com dois discos editados. Agora, aos 50 anos, acrescenta ao seu currículo o papel de entrevistadora em Sei Quem Ele É.
Diogo Morgado, Carla Chambel, Maria João Bastos, Ivo Canelas, Heitor Lourenço, João Reis, Paula Neves, Fernanda Serrano, Dalila Carmo, Diogo Infante, Pedro Granger, Marco Horácio e Adriano Carvalho são os primeiros 13 entrevistados de Patrícia Vasconcelos, que garante que no seu “arquivo vivo” tem material para mais dois anos de conversas. Em estúdio, os atores veem pela primeira vez fotografias e vídeos desde o início das suas carreiras e a conversa vai fluindo. “São imagens que nunca viram. Fazemos uma viagem pelo passado que pode interessar, por exemplo, a um jovem ator para saber como pode integrar-se no mercado de trabalho.”
Patrícia sentiu-se “em casa” a falar com pessoas que conhece há muitos anos e com quem tem uma relação profissional de mútua confiança. “O que me interessa é pôr-me no lugar do espectador e querer saber como é o processo de trabalho deste ator, quais são as suas inspirações ou como constrói um personagem”, explica. Desengane-se quem pensar que o nome do programa foi inspirado na letra canção Ele e Ela, interpretada por Madalena Iglésias. Patrícia simplesmente imaginou uma conversa entre duas pessoas no dia seguinte ao programa passar, com uma a descrever o ator e a outra a dizer “sei quem ele é”.
Sei Quem Ele É > ter 23h45