Quando o Aires começou a ganhar forma, no lugar da saudosa pastelaria Novo Dia, no coração do Monte Estoril, não se adivinhava o que lá vinha. O restaurante de especialidades argentinas e ambiente sofisticado, mas informal, tem estado composto com clientes locais e outros que já descobriram as carnes suculentas assadas em forno Josper, os pratos tradicionais como a humita Aires, confecionada com milho amarelo cremoso, milho branco tenro, base de queijo Quartirolo e finalizada com uma fina camada de açúcar, e a trilogia de doce de leite, tudo acompanhado de vinhos argentinos e, em alguns dias, de tango tocado ao vivo.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2024/04/240402_LB-Monte-Estoril-07-03-24-0577.jpg)
Na mesma Avenida de São Pedro, duas portas acima, também há novos vizinhos. Vânia Gonçalves, da Vago Ceramics, e Marie-Laure Davy, do Studio Eeme, fundaram o Atelier Nº 12, onde trabalham e dão workshops de várias técnicas de cerâmica. Vânia cria objetos mais esculturais e orgânicos, em cores neutras próximas da matéria-prima, enquanto Marie-Laure usa o movimento, a feminilidade e a suavidade para dar forma às suas peças.
Paredes-meias está o showroom e atelier da Pallas. Em setembro, Carolina Palla Neves assentou no Monte Estoril e trouxe a coleção de calçado da marca portuguesa, mas também a linha de vestuário que lançou no verão passado. “Gosto de experimentar materiais e nestas peças utilizei rede de pesca usada e combinei com linho”, conta. As Fire Boots fazem parte dos últimos lançamentos, mas no início de maio chegam novidades, entre sandálias rasas e botas.
Do outro lado da rua, num pátio meio escondido, aponte-se à casinha azul. Legos, área de leitura, zona de desenho, um castelo de madeira, jogos, brinquedos estimulantes e criativos enchem o Hide and Sip, uma espécie de parque infantil coberto, concretizado por Mads Petersen e Angela Alvarez. “Enquanto pais de crianças pequenas, pensámos num sítio onde fosse possível entretê-las ao mesmo tempo que os pais descontraem, bebem um café ou até trabalham. É um ponto de encontro para brincar, experimentar atividades e fazer amigos, e para os adultos ajuda à integração na comunidade”, diz Mads.
Descendo a rua, passamos pelo convidativo Jardim dos Passarinhos e seguimos até à Guincho Soul Surf. “É uma loja com espírito de mar”, diz o proprietário, Joaquim Silva. Com uma escola de surf e uma loja no Guincho, abriu este cantinho no Monte Estoril, “uma zona com um certo charme e comércio de rua”, destaca, recheado de pranchas e fatos de surf (desça-se à cave para ver quão vasta é a oferta), e ainda skates, roupa, acessórios e objetos decorativos. À semelhança de Joaquim, também Clara e o marido, Robson Lima, conhecem bem o Monte Estoril, onde abriram o Carioca, “com comida brasileira de raiz”, e agora o Caju, onde servem brunch todo o dia. “Um lugar com cor e divertido que convida a ficar”, afirma Clara. Mas não é só pela decoração original, que também se vê na loiça do serviço, que os clientes ficam, é pela comida. Waffle de pão de queijo com calda de goiabada, panquecas com morango e brigadeiro ou a salada tropicana, feita com quinoa, são algumas das sugestões, a que se juntam quatro pratos de almoço, como o risoto de limão siciliano e camarões panados.
Cruzeiro renascido
Em janeiro de 2023, inaugurava no Edifício Cruzeiro a Academia de Artes do Estoril. Da reabilitação, a cargo do arquiteto Miguel Arruda, nasceu este novo polo cultural, vizinho do Teatro Municipal Mirita Casimiro, que acolhe a Escola Profissional de Teatro de Cascais e a Companhia de Dança Paulo Ribeiro, entre outras instituições.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2024/04/240402_LB-Monte-Estoril-07-03-24-0372.jpg)
No auditório, há espetáculos de dança, teatro e música, enquanto na torre circular está a biblioteca, com uma secção especial dedicada ao cinema. A fachada reabilitada, voltada para a Avenida das Acácias, mantém-se tal como foi desenhada, em 1947, pelo arquiteto Filipe Nobre de Figueiredo, para albergar um dos primeiros centros comerciais do País, inaugurado em 1951.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2024/04/240402_LB-Monte-Estoril-07-03-24-0315.jpg)
Numa dúzia de passos, estamos junto à vitrina do Mellert Kitchen. As empadas artesanais feitas com massa areada e vários recheios são uma receita de Telmo Mellert e provam-se aqui acompanhadas, por exemplo, por um café ou incluídas num menu de almoço. No confinamento, Telmo começou a fazer empadas para os amigos e percebeu que tinha um bom produto. Em outubro de 2021, lançou-se na revenda numa antiga fábrica de bolos no Monte Estoril. “Chegar ao ponto ótimo da massa foi o mais difícil, para não partir e esfarelar”, conta. São recheadas com frango do campo, a mais tradicional, peru, abóbora caramelizada e farinheira, cachaço de porco com castanhas, javali com cogumelos, e lentilhas com miso branco e algas kombu. Podem levar-se congeladas, em formato médio ou familiar.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2024/04/240402_LB-Monte-Estoril-07-03-24-0312.jpg)
Na mesma rua, encontramos a esplanada do restaurante How – Intelligent Food, um projeto do casal Carlota Amaral e Tomás Sotero, que na reabertura, em setembro, brindaram os clientes com novidades. “Remodelámos tudo e abrimos o piso de baixo com cozinha aberta para a sala”, adianta Tomás, enquanto Carlota se ocupa das brunch boxes. Servem sugestões do pequeno-almoço ao lanche, tudo confecionado na casa. Entre os mais pedidos, estão os ovos beneditinos servidos no pão, a shakshuka (ovos cozinhados em molho de tomate, bacon, pimento vermelho, grão, feta e cebolinho), servida no tacho, e o pulled pork n’a t’jela, uma receita que fazem em casa.
Olhos no mar
Pela Avenida Marginal, a entrada no Estoril faz-se passando em frente ao Evolution Cascais-Estoril, novo hotel de quatro estrelas. Na Rua Biarritz, desde novembro, está a Gleba com a sua oferta de pães artesanais de fermentação lenta e pastelaria. Na zona de mercearia há produtos que casam bem com pão, do creme de avelã às conservas.
As festas temáticas, com DJ e jantar buffet, são um chamariz no Miami Mami, na Marginal. Edgar Gaiola, um dos responsáveis, ajuda na ementa: “Temos uma mistura de sabores, disponíveis durante todo o dia, das panquecas com Nutella e gelado de brownie aos nachos, da tosta de abacate, em pão alentejano, ao hambúrguer de vitela com tâmaras.” Também no Beso reina o espírito de festa e convívio. Neste chiringuito, de portas abertas desde o verão passado, perto da Praia da Poça, há chouriço assado, salada de polvo ou percebes, imperiais fresquinhas e música para embalar as tardes e as noites nos estoris.
Rua a rua: Sabores e outras novidades para descobrir nos estoris
Pallas > Av. de São Pedro, 12 C, Monte Estoril > por marcação (studio@pallas.pt)
Atelier Nº 12 > Av. de São Pedro, 12 B, Monte Estoril > @vago_ceramics > @studio_eeme
Hide and Sip > Av. de São Pedro, 15 E, Monte Estoril > seg, qua-dom 10h-19h > €10/hora
Aires Estoril > Av. de São Pedro, 8 A, Monte Estoril > T. 92 431 0659 > qua-sex 18h30-23h, sáb 12h30-15h30, 18h30-23h30, dom 12h30-16h
Guincho Soul Surf > Av. de Saboia, 425 D, Monte Estoril > seg-sex 10h-14h, 15h-19h, sáb 10h-14h
Caju > Av. Saboia, 623 C, Lj. 3, Monte Estoril > T. 21 466 3297 > ter-dom 10h-19h
How Intelligent Food > R. do Viveiro, 203, Monte Estoril > seg, qua-dom 9h-19h
Mellert Kitchen > R. do Viveiro, 53 D, Monte Estoril > seg-sáb 9h30-19h30
Edifício Cruzeiro > Av. das Acácias, 2, Monte Estoril
Gleba Estoril > R. Biarritz, 12, Lj. Dta., Estoril > T. 91 356 1574 > seg-dom 7h-20h30
Evolution Cascais-Estoril > Av. Marginal, 7034, Estoril > T. 21 902 3600 > a partir de €120 (sem pequeno-almoço)
Beso Chiringuito da Poça > R. J. A. Ferreira, 18, Estoril > qua-dom 17h-2h
Miami Mami > Av. Marginal, 6784, Estoril > T. 91 050 3828 > ter-dom 9h-23h