Quando Francisco Machado da Silva e Diogo Pereira Coutinho decidiram abrir um bar no piso inferior da guesthouse Casa do Mercado, foram desafiar José Maria Robertson. Não precisaram de muito para convencer o barman, na altura a trabalhar no The Royal Cocktail Club, no Porto.
A data de inauguração do The Monarch – 16 de maio de 2023, primeiro dia do Lisbon Bar Show – foi escolhida com um propósito. “Quisemos receber as pessoas ligadas a esta indústria que tinham vindo ao festival”, conta José Maria Robertson, 38 anos, ex-chefe de bar do conhecido Cinco Lounge, no Príncipe Real. “Começou como um emprego de verão, tinha 23 anos. Acabei por ficar durante 12 anos, dez dos quais como chefe de bar. Foi lá que aprendi tudo”, reconhece o vencedor da competição internacional World Class Portugal em 2015.
Com porta para a rua, o The Monarch tem diferentes finalidades ao longo do dia. De manhã, serve de sala de pequeno-almoço, à tarde funciona como receção da Casa do Mercado e a partir das 19h transforma-se em bar, com 30 lugares sentados, incluindo seis ao balcão. “Mas não pretendemos ser um bar de hotel”, salienta José Maria. Inspirado na monarquia, não lhe faltam os retratos de D. João II, D. Carlos e D. Maria, os sofás de veludo e as mesas de mármore.
A carta, composta sobretudo por cocktails de assinatura, teve os contributos de Daniel Zamith (esteve mais de uma década atrás do bar do Bistro 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic) e de Yasmin Ramos.
Das 18 sugestões, destacam-se dois best-sellers. O cocktail Romeu e Julieta mais parece uma sobremesa em estado líquido, chegando à mesa com uma colher. Inspirado na sobremesa brasileira Romeu e Julieta (€13), é feito com goiaba, gin infusionado com pimenta-verde, vermute branco, espuma de queijo mascarpone e crème fraîche, polvilhado com pimenta-verde. Já o Chengdu milk punch (€13), um dos preferidos do barman, preparado com rum, pimenta de Sichuan, licor de baunilha e chocolate branco, surpreende pela simplicidade.
O The Monarch quer trazer inovação e combinações de sabores diferentes, não esquecendo a arte de bem servir, seja um cocktail ou uma cerveja. “São todos bem-vindos”, diz José Maria Robertson.
The Monarch > R. da Boavista, 10, Lisboa > T. 93 315 3594 > seg e dom 19h-1h, ter-sáb 19h-2h