1. Leiria
As memórias de infância, a família e os amigos levam Luís Gaspar a voltar, vezes sem conta, a Leiria. “É a cidade onde nasci e à qual regresso sempre que tenho tempo. Às vezes, basta uma dúzia de horas livres. Sinto-me rejuvenescido sempre que visito Leiria.”
2. Gastronomia
“Estou constantemente a pensar em novos pratos”, confessa o chefe de cozinha. “Aproveito as folgas para conhecer novos restaurantes, conceitos e produtos. Quando viajo para fora do País, a primeira reserva é feita num restaurante que eu tenho curiosidade de conhecer; só depois é que trato do hotel e penso noutro tipo de atividades”, conta Luís Gaspar.
3. Chefs on Fire
Considera o festival Chefs on Fire, no Estoril, um dos grandes acontecimentos gastronómicos do ano. “É talvez o meu preferido”, acrescenta. Convidado a participar por dois anos consecutivos, reconhece que gostava de voltar mais vezes. “Cozinhar ao ar livre apenas com o fogo, sem recurso a gás ou a eletricidade, é muito desafiante e uma grande oportunidade para testarmos a nossa capacidade enquanto cozinheiros.”
4. Futebol
Um dos seus hobbies preferidos está relacionado com o futebol. “Adoro assistir a um bom jogo, de preferência do Sporting, clube pelo qual sou aficionado. Sou um sofredor e um apaixonado por esta equipa, e gosto de mostrar o meu apoio sempre que posso.”
5. Vinhos portugueses
Numa mesa, para ser uma boa refeição, não pode faltar o vinho. “Em Portugal, os vinhos estão a atravessar um grande momento qualitativo e com enorme expressão internacional. Os produtores investem em melhor tecnologia, em melhores enólogos, e os vinhos são cada vez melhores. Há ainda mais pequenos produtores, que procuram a sua identidade e são capazes de nos surpreender.”
6. Ilha do Pico, Açores
Nesta ilha açoriana, destaca as pessoas, o património gastronómico, a vinha e os produtos locais. “O Pico é um paraíso perdido no Atlântico, felizmente ainda pouco massificado, mas cada vez mais valorizado pelo turista com poder económico e que o escolhe como destino gastronómico e vínico”, afirma.