Estará por semanas a classificação da Livraria Lello como monumento nacional (é monumento de interesse público desde 2013), como propôs há dias a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Inaugurada em 1906, aquela que é considerada uma das livrarias mais belas do mundo celebra 116 anos nesta quinta, 13, com várias iniciativas que acontecem tanto na Rua das Carmelitas, no Porto, como no Pavilhão de Portugal, na Expo Dubai 2020, onde serão lançadas as versões em árabe de Os Lusíadas (1572), de Luís Vaz de Camões, e A Mensagem (1934), de Fernando Pessoa.
“Como exportadores e promotores da literatura e da cultura portuguesas, é com grande satisfação que contribuímos para que duas obras que retratam de forma tão especial o País e o seu povo cheguem ao mundo árabe”, explica a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, acrescentando que a epopeia de Camões já se encontrava traduzida em espanhol, russo, francês, alemão, italiano, húngaro, holandês, japonês, dinamarquês, sueco e até esperanto.
O lançamento das obras em árabe dará, aliás, início às comemorações, uma vez que será transmitido em direto logo pela manhã (9 horas em Portugal, 13 horas no Dubai) através de um ecrã gigante montado na rua, em frente à Lello. Em dia de aniversário, a livraria terá entrada gratuita, música a cargo de Ricardo Ribeiro e de Tiago Bettencourt, que entoarão poemas de Camões e de Pessoa, a oferta de um exemplar de Os Lusíadas e A Mensagem, em árabe, aos primeiros 116 clientes, e bolo de aniversário. A tradução dos dois livros, que integram a coleção de clássicos da livraria, The Collection, esteve a cargo de Abdeljelil Larbi, professor de Literatura Árabe no Instituto Universitário de Lisboa.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/01/220111_LM-114Anos-Liveraria-Lello-34-2-1600x1067.jpg)
Da autoria de Francisco Xavier Esteves, o projeto de arquitetura de estilo neogótico da Lello inclui na fachada duas pinturas de José Bielman que simbolizam a arte e a ciência. No interior, o centro das atenções é a escadaria carmim, o teto em gesso pintado, o vitral (oito metros de comprimento e três metros e meio de largura), o corrimão em talha de madeira, os apontamentos art déco, os bustos em bronze de Eça de Queirós e de Miguel de Cervantes da autoria de Abel Salazar.
Livraria Lello > R. das Carmelitas, 144, Porto > 13 jan, qui 9h-19h