Rodeada pela serra da Gardunha, a aldeia de Alcaide, no concelho do Fundão, volta a receber a partir desta sexta, 19, o Míscaros – Festival do Cogumelo. Durante três dias, a aldeia veste-se a preceito para receber os visitantes desta 13.ª edição, que reúne um programa variado em torno deste fungo comestível.
Este ano, o festival organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, tem por tema Alice no Mundo dos Cogumelos. Por isso não se estranhe ver passar o Chapeleiro Louco, o Coelho e Alice pelas ruas da aldeia. Haverá também uma nova área, a Arena Joe Best, que será inaugurada, no primeiro dia, pela chefe Marlei Cardoso, numa homenagem póstuma ao chefe que acompanhou (e acarinhou) o Míscaros desde a sua primeira edição, em 2009. “Era o padrinho do nosso festival, além de ter participado desde o primeiro dia, também fazia parte da organização”, recorda Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos de Alcaide.
É nesta arena que vão acontecer os showcookings com chefes de cozinha convidados. A saber: José Júlio Vintém, Augusto Gemelli, André Apolinário, Maria Caldeira Sousa, Diogo Colaço, Duarte Batista e Flávio Silva, entre outros nomes. Ainda na área da gastronomia, Ricardo Besteiro (filho de Joe Best) vai estar à frente da iniciativa Cozinhar Diferente, que promove a participação de cozinheiros com Síndrome de Down.
Numa região onde crescem cerca de 500 espécies de cogumelos e míscaros, o festival vai ter à prova dez variedades certificadas, em 50 tasquinhas improvisadas. “Na verdade, estas tasquinhas são as casas das pessoas, que abrem as suas portas aos visitantes e ali servem petiscos e vendem peças de artesanato”, explica Fernando Tavares.
Mas nem só de provas se faz o Míscaros – Festival do Cogumelo, com forte impacto na economia e no turismo locais. No programa, constam também passeios micológicos, acompanhados por especialistas, música e, entre outras atividades, o CÃOgumelo, que convida a levar os cães. “Em Itália, os cães trufeiros são uma peça fundamental para encontrar este produto de luxo, porque têm um faro muito apurado”, diz o presidente da Liga dos Amigos de Alcaide.
Neste domingo, 21, pelas 13 horas, será servido um arroz de míscaros no Mega Almoço, um dos pontos altos desta festa. No último dia, será ainda conhecido o resultado do concurso do melhor prato servido no festival, pelo crítico gastronómico Orlando Esteves.
“Este é um festival pensado para famílias, recebemos visitantes de todo o País, e também de Espanha”, diz Fernando Tavares, sublinhando que “o retorno vai para as pessoas que vivem na aldeia”.
Míscaros – Festival do Cogumelo > 19-21 nov, sex-dom > Mega almoço €1 > festivalmiscaros.pt