Sair dos canais turísticos que cruzam a cidade de Aveiro e aventurar-se por uma paisagem mais selvagem. É esta a proposta da Grande Rota da Ria de Aveiro que acaba de abrir o primeiro de três percursos, em torno da laguna e dos seus principais canais.
Entre zonas de sapal e de floresta plantada nos cordões dunares, há, nesta primeira fase, cerca de 131 quilómetros de trilhos para fazer a pé, de bicicleta ou de barco. “Acrescentamos valor com atratividade ao turismo de natureza”, lembra Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que abrange 11 concelhos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Vagos são os municípios abrangidos neste primeiro percurso
A partir do site, é possível aceder ao mapa e obter informação sobre a Grande Rota da Ria de Aveiro, conhecer a oferta turística, alguns pontos de visita e sugestões de etapas. Este primeiro percurso (Azul) é aconselhado a quem procura atividades ao ar livre acessíveis, como caminhadas pouco exigentes e passeios de bicicleta. “A maioria das etapas são planas”, refere o presidente da CIRA. Com um traçado dividido entre piso duro (ecopista, ciclovia e asfalto), terra batida e passadiços de madeira, o percurso leva o visitante por um trajeto circular, sempre ao longo das margens da ria.
A este primeiro traçado Azul, devidamente assinalado, seguir-se-ão, nos próximos meses, mais dois: o Verde, ligado aos territórios do interior e às zonas mais montanhosas, com uma extensão de 196 quilómetros; e o Dourado que circundará as áreas do interior, ampliando-se para os lugares costeiros de Norte e Sul, com 234 quilómetros.
No terreno, mais do que uma simples marcação de caminhos, a rota permite unir toda a região, a partir de um eixo comum que integra diversas áreas classificadas de reconhecido valor natural, redes de percursos para percorrer a pé, centros de BTT e ciclovias.
Depois da criação, nos últimos anos, de caminhos pedestres e trilhos para bicicletas na região de Aveiro – por cada um dos seus 11 municípios e pelo programa Polis Litoral –, a Grande Rota da Ria de Aveiro irá permitir “tirar proveito de todos os investimentos que foram sendo feitos ao longo dos últimos anos”, nota Ribau Esteves. E, em tempos de pandemia, este será um bom pretexto para passear ao ar livre.
Grande Rota da Ria de Aveiro > granderota.riadeaveiro.pt/grande-rota-ria-aveiro