“Alegria para o fim do mundo”, título transcrito do livro de Andreia C. Faria, dá o mote a mais edição da Feira do Livro do Porto, de 28 de agosto a 13 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal. O encontro à volta dos livros reabre a programação cultural da cidade, alargando-se a outras áreas dos jardins, além da habitual Avenida das Tílias, com atividades a decorrer em simultâneo, e sem esquecer as regras de segurança em tempos de pandemia.
“Pela primeira vez, temos um mote literário que ecoa a situação de pandemia vivida nos últimos meses”, disse Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, durante a apresentação do programa nesta terça, 14. Mas que é, também, uma “mensagem de esperança no futuro” através da literatura, com os “poetas como faróis”.
A poeta portuense Leonor de Almeida e Maria de Sousa, imunologista e escritora, falecida em abril vítima de Covid-19, são as homenageadas desta sétima edição, encabeçando uma programação dedicada às vozes femininas, à poesia da cidade e aos sons.
Pela primeira vez com lotação limitada, devido à pandemia, os Jardins do Palácio de Cristal vão receber um máximo de 3 500 visitantes. A Feira do Livro contará com 80 livreiros, alfarrabistas e editoras, divididos por 119 expositores, cada um com dispensadores de álcool e luvas descartáveis para o manuseamento seguro dos livros. Haverá uma “definição clara dos acessos” e o “reforço significativo de sinalética” para o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento físico nos espaços fechados.
Conversas, cinema, dança e música
Como já é hábito, a Feira do Livro funcionará como ponto de encontro para conversas sobre a literatura. Heroínas da ficção, como Karenina e A Menina do Mar, serão analisadas por cinco convidadas, entre as quais Matilde Campilho e Ana Paula Arnaut (sáb-dom, 12h). Gonçalo M. Tavares, Clara Ferreira Alves, Richard Zimler, entre outros escritores, protagonizam debates a partir de palavras-chave relacionadas com a pandemia (sáb-dom, 19h).
Além de performances, oficinas, um programa infanto-juvenil e exposições, o programa conta com Concertos Porta Jazz (sex-sáb, à noite), a apresentação do álbum do músico Ser Castro (30 set, 21h30), o concerto-perfomance do Balleteatro Vamos Imaginar um Brilho de Luz (12 set, 15h) e, a fechar, um concerto que juntará Mário Laginha e Pedro Burmester (13 set, 18h). A um ritmo quase diário, ao final da tarde, também no Terreiro da Casa do Roseiral, escutar-se-á música com curadoria do Maus Hábitos.
Mas há mais: a Concha Acústica torna-se no ouvido da Feira, a captar leituras promovidas pela Biblioteca Sonora e a voz de Fernando Alves, que apresentará Certos Outros Sinais, com duplas de convidados, logo no primeiro fim de semana (3-5 set). No Pavilhão Rosa Mota, 30 poetas juntam-se numa só voz para uma nova versão das Quintas de Leitura (10 set). Em cinco sessões noturnas (terças e domingos), o ciclo de cinema da Feira exibirá uma antologia da realizadora Lynn Hershman. Também a Rádio Estação partilha paisagens sonoras com os amantes de literatura, em direto do pavilhão #36. Que venha então o fim de agosto!
Feira do Livro do Porto > Jardins do Palácio de Cristal, Porto > 28 ago-13 set > www.facebook.com/feiradolivrodoporto.cmp