1. Ver curtas-metragens
O Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho tem disponíveis 21 curtas-metragens na plataforma Vimeo, nas quais participaram 442 crianças das escolas do 1º ciclo dos concelhos de Espinho e Ovar. O Guardião de Papel, Amizade em Alto Mar, O Baú Mágico, A Sardinha Esmeralda e A Feira de Espinho são alguns dos filmes incluídos neste projeto, intitulado “Crianças Prime1rº – 40tena Animada”, que podem ser vistos em família.
2. Desenhar como um pintor
O Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende que pôr as crianças a pintar. Para participarem, basta escolherem uma das muitas obras de Júlio Resende, que se encontram numa pesquisa rápida pela internet, e replicá-la num desenho, colagem, fotografia ou poema. O resultado deve ser enviado por email (info@lugardodesenho.org), ou publicado no Instagram através da hashtag #soupintorjulioresende, identificando a Fundação (@fundação_julio_resende). Depois, é aguardar pela exposição dos desenhos.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/2048_Santo-Inacio-A-1600x1067.jpg)
3. Conhecer os animais do Zoo Santo Inácio
Em Vila Nova de Gaia, o Zoo Santo Inácio convida os miúdos a conhecerem, online, grande parte dos seus 600 animais, de 200 espécies, oriundas dos cinco continentes. Na página de internet, conhece-se a morfologia, a alimentação, o comportamento e a reprodução de mamíferos, aves, répteis e invertebrados. Aprende-se, entre outros animais, sobre a arara azul e amarela, a vermelha de asas verdes, o canguru de Bennet, o cão da pradaria ou sobre a hiena malhada, o último animal a ter nascido neste zoo.
4. Cientista por um dia no Exploratório de Coimbra
Apesar de se encontrar encerrado, o Centro de Ciência Viva de Coimbra propõe várias atividades para os miúdos fazerem em casa. Na página de internet do Exploratório, aprende-se a procurar o Pi (número matemático) em casa, a aplicar as leis da física e a observar e descrever as aves que se observam da janela.
5. Visitar o Museu das Marionetas do Porto
De portas fechadas, o Museu das Marionetas do Porto convida crianças e famílias a fazerem uma visita virtual a grande parte do espólio das suas produções. Além de se poderem ver os cenários e as marionetas que fizeram parte de espetáculos – como Alice no País das Maravilhas, Joanica Puff, Polegarzinho, Os Amigos de Gaspar, e O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim, entre outros –, assiste-se a alguns vídeos sobre os espetáculos. Entretanto, até 28 de junho, o Teatro de Marionetas do Porto vai exibir 14 espetáculos (para adultos e crianças) na sua página oficial, na chamada “Temporada de Primavera em Casa”.
As peças em exibição online:
5 abril: História da Praia Grande (> 4 anos)
15-19 abril: A Cor do Céu (> 4 anos)
13-17 maio: Frágil (> 3 anos)
27-31 maio: Polegarzinho (> 4 anos)
10-14 junho: Joanica Puff (>4 anos)
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/2048_lm-marionetas-21-09-16-8-1A-1600x1066.jpg)