O desafio é descobrir o animal na fotografia, com adivinhas simples, no caso dos participantes mais novos, ou com um questionário mais elaborado, para os mais crescidos. Esta é uma das atividades lúdico-pedagócias diárias que o Jardim Zoológico, em Lisboa, preparou para o período de férias escolares da Páscoa, até 13 de abril. Estão agrupadas por idades (3-5 anos, 6-9 anos, 10-12 anos e 13-16 anos) e são reveladas todos os dias, no site e no blogue do Zoo, pelas 11 horas. “Queremos desafiar crianças e adolescentes a descobrirem, através de novas atividades e experiências, mais pormenores e curiosidades sobre os animais que aqui vivem”, explica Antonieta Costa, responsável pelo Centro Pedagógico, que está a organizar o ATL de Páscoa e ainda os encontro com biólogos.
Até 18 de abril, todas as quintas e sábados, pelas 11 horas, haverá um Encontro com o Biólogo, disponibilizado no site do Jardim Zoológico. Nesta quinta, 2, decorre a sessão online As Redes Sociais do Mundo Natural (atividade que se junta a dois encontros já decorridos, um sobre o Trilho dos Predadores, outro Na Rota das Grandes Migrações, e que reuniram mais de 130 participantes). Durante cerca de 45 minutos, aprende-se como os animais comunicam entre si, mas também se podem lançar questões à discussão. “Queremos que haja interação, por isso, podem ser feitas perguntas ao biólogo”, refere Antonieta Costa. “A ideia é aprender mais sobre cada assunto escolhido e conhecer curiosidades que não se ensinam na escola”. Esta atividade, inserida nos Ciclos do Conhecimento, já acontecia em formato workshop com a duração de um dia, mas agora foi transformada em sessões mais curtas (oito, no total) e adaptadas à realidade que estamos a viver. “Queremos continuar presentes na vida das pessoas, levando a educação e contribuindo para a conservação da Natureza”, acrescenta a responsável pelo Centro Pedagógico. Tome nota dos próximos Encontros com o Biólogo: Super-heróis da Natureza, 4 abril; Invasoras, Vieram para Ficar?, 9 abril; Alerta – Clima nos Extremos, 11 abril; Comércio Ilegal – Um Mercado Indesejado, 16 abril; e Destruição de Habitat: Verde ou Consequência, a 18 abril.
Em complemento a estas atividades, vale a pena (re)lembrar os vídeos, agrupados por áreas, no canal do Youtube do Jardim Zoológico de Lisboa. Ali, pode assistir-se desde os primeiros momentos na vida de um koala às acrobacias do orantotango-de-Sumatra, entre outros conteúdos sobre espécies que vivem em todo o mundo. Já a categoria Enriquecimento Ambiental, explica Antonieta Costa, “tem como objetivo mostrar as diferentes técnicas que os tratadores têm para estimular os comportamentos e a alimentação natural dos animais selvagens”. Segundo a responsável pelo Centro Pedagógico, “é uma coisa que se pode pôr em prática com os animais de estimação, mudando o lugar onde se põe a comida para que procurem o alimento”. Lição aprendida!
Jardim Zoológico > www.zoo.pt/