1. Cinema Londres, Lisboa
Adora cinema, mas com o fecho de salas como o Roma e o Londres, as suas favoritas, agora, muito raramente se senta na plateia. “É um luxo podermos, durante duas horas, viver na pele de outras pessoas e numa realidade paralela.”
2. Mercado de Almoçageme, Sintra
Gosta de feiras e mercados desde criança, mas o de Almoçageme é uma descoberta recente. Ali, nos meses de outono e inverno, compra produtos da estação, para fazer uma sopa e um bolo de fruta. Fica assim completo o programa de domingo, que inclui um almoço no Mar do Inferno ou na Praia da Adraga.
3. Frigorífico Smeg
Sempre presente na sua cozinha, o frigorífico Smeg é um objeto fetiche. “Quem gosta de design retro, certamente, compreenderá esta obsessão”.
4.Eyeliner
Não consegue viver sem o eyeliner, mesmo quando não sai de casa. “É uma espécie de capa de super-heroína que visto todas as manhãs”.
5. Zé da Mouraria, Lisboa
Fica no coração da Mouraria, este restaurante onde come sempre muito bem e ao qual gosta de voltar. “Tudo sabe ao que é, sem disfarces nem artifícios. É impensável não sair de lá satisfeito. É tudo bom, do prato do dia às iscas”, diz, sem se esquecer de mencionar o seu prato preferido: bacalhau com grão.
6. Rio Tejo, Lisboa
Adepta de passeios na zona ribeirinha, entre Belém e Santa Apolónia, Filipa Gomes sente-se uma “sortuda” por viver numa cidade com rio. “O Tejo ajuda-me a pensar, a respirar, a equilibrar.” Dele destaca a beleza, a luz “incrível” e a dimensão, que permite ver a outra margem. E gosta de andar por ali, a pé ou de bicicleta, sozinha ou com o marido e os filhos.