![arte urbana_trindade_01.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9509405arte-urbana_trindade_01.jpg)
O Mural da Trindade (considerado o primeiro mural livre do Porto) pintado por Hazul e Mr Dheo
A arte urbana tem conquistado cada vez mais público, já não restam dúvidas. E foi a pensar em quem visita o Porto durante o verão (ou em quem ficou pela cidade a trabalhar) que a Porto Lazer retomou, nos sábados e domingos deste mês, as visitas guiadas gratuitas a várias obras de street art da cidade, à semelhança do que tem feito em outras ocasiões, como durante as inaugurações simultâneas da Miguel Bombarda. O Up Street Stop & Go acontece aos sábados e domingos, duas vezes por dia (às 11h e 17h), com cada percurso a ter a duração média de uma hora, guiado por alunos finalistas da Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto. Só o último, a 27 de agosto, será conduzido pelo artista de arte urbana Frederico Draw, com a partida marcada, precisamente, numa das suas obras: a an.fi.tri.ão (Avenida Vímara Peres, junto ao tabuleiro superior da Ponte Luís I).
Frederico Draw, autor da obra an.fi.tri.ão conduz as visitas no dia 27 de agosto
Filipa Ribeiro, finalista do curso de artes visuais e tecnologias artísticas e uma das guias destas visitas, tem constatado um grande interesse dos portugueses e dos estrangeiros pela arte urbana. “Querem conhecer a técnica, saber o que inspirou os artistas e que materiais usaram”, conta. A obra que Miguel Januário (MaisMenos) ergueu, há dois anos, no largo de S. Bento, no âmbito do projeto Locomotiva, “Quem és, Porto?”, tem sido um dos principais focos de atenção. É o maior painel de azulejos da cidade (são 135 metros quadrados) que o artista cobriu com três mil peças.
A maioria das visitas guiadas começa exatamente nesta zona, na rua da Madeira, onde se percorre também a obra Clouds, do coletivo italiano Sten&Lex. Segue-se depois em direção às caixas de eletricidade da Rua das Flores e do Largo de S. Domingos (com intervenções de Godmess x SEM, Costah, Bug Bolito, Hazul e, entre outros, Puro Contraste). À exceção do dia 27, todas as visitas terminam no Mural da Trindade (na rua de Alferes Malheiro), pintado por Hazul e Mr Dheo e considerado o primeiro mural de arte livre do Porto.
Up Street Stop & Go > 13-14, 20-21 e 28 ago, 11h, 17h > Ponto de partida: R. da Madeira, 182 > 27 ago, 11h, 17h > Ponto de partida: Av. Vímara Peres (junto à ponte) > Inscrições em stopandgo@portolazer.pt > grátis