
Em abril, a artista belga Sarah Vanhee traz a Lisboa a performance Oblivion, em que apresenta no palco o “lixo” real e virtual que produziu durante um ano
Phile Deprez
Um teatro não se resume ao seu palco e disso nos tem dado provas o Maria Matos, em Lisboa. Depois do ciclo Gender Trouble ter refletido sobre as questões de género, em maio e junho do ano passado, com performances e conferências, começa agora As 3 Ecologias, com espetáculos, workshops, debates e conversas em busca desse conceito definido pelo filósofo francês Félix Guattari, baseado numa sustentabilidade que não é só ambiental, mas também pessoal e social. “Os ciclos temáticos permitem-nos explorar as relações que as práticas artísticas têm com o que se passa no mundo, queremos abordar questões que achamos pertinentes debater na sociedade atual”, afirma a assistente de programação Liliana Coutinho, que faz a curadoria de As 3 Ecologias com o diretor do teatro municipal, Mark Deputter, e a coreógrafa Vera Mantero. “Fomos ao encontro de quem já está a trabalhar no terreno nestas áreas, quisemos chamar pessoas que atuam no âmbito artístico, económico e político, e olhar para as suas práticas, lançando este desafiou a quem já tem as ferramentas”, explica Liliana Coutinho. Vera Mantero apresentará a coreografia O Limpo e o Sujo e haverá performances de Sara Vanhee e do coletivo the vacuum cleaner, e ainda um dia para famílias, organizado por António MV, José Capela e Rute Carlos, O Dia do Rédimeide. Entre workshops e espaços de debate, estará em Lisboa o filósofo americano David Abram, assim como mais de uma dezena de pensadores e criadores, num programa variado, que incluirá até um Mercado de Saberes, em que serão trocadas práticas de sustentabilidade. “De que forma o teatro pode ser um veículo nesta transição para uma sustentabilidade social e ecológica é o que queremos saber”, resume a curadora.
Teatro Municipal Maria Matos > Av. Frei Miguel Contreiras, 52 > T. 21 843 8801 > 8 mar-25 abr > grátis, €6 a €12 (espetáculos), €130 (workshop de três dias de David Abram)