São histórias que se contam sem pressa – e com toda a sabedoria de alguém que, durante 40 anos, viveu no meio de crianças como professora do primeiro ciclo do ensino básico. De uma assentada, são dois os novos livros de Manuela Castro Neves nas livrarias. Editado pela Caminho, O Pato Amarelo e o Gato Riscado, com ilustrações de Madalena Matoso, fala de solidariedade e de como a diferença pode ser uma mais-valia; já Cinco Pais Natais e Tudo o Mais, da Máquina de Voar, ilustrado por Maria Bouza, traz peripécias divertidas em vésperas de 25 de dezembro.
A escritora acredita que, para os mais novos, as histórias bem contadas os fazem querer ler (ou ouvir ler) sempre mais uma página para descobrir o que acontece depois. E o que acontece a este gato riscado perdido, que tem sucessivos encontros com desconhecidos, há de prendê-los a este livro. Tal como aquilo que se passa com André, fechado em casa com uma grande constipação. Em ambos os textos não faltam refrões e rimas, a tornar a leitura uma cantilena pensada para as crianças. Nem sequer, como se nada fosse, números e contas simples que se fazem de cabeça à medida que se lê a história – afinal, defendem os familiares de André, cinco Pais Natais de chocolate, revestidos com papel de prata de cores garridas, precisam de cinco trenós de chocolate, de dez renas de chocolate e de 20 guizos tilintantes.
Em O Pato Amarelo e o Gato Riscado, a ilustradora Madalena Matoso, sem usar muitas cores (vermelho, rosa, preto, branco, azul, verde e amarelo), vai acompanhando as emoções dos personagens: felizes, curiosos, assustados, surpreendidos, confiantes. E, sobretudo, simpáticos. Quase sempre debaixo de chuva, como narra a história, e sempre com muitos pormenores para descobrir. É o terceiro livro em que as duas colaboram, depois de terem editado, também na Caminho, Um Elefante Diferente e Uma Cadela Amarela. Também com uma paleta de cores reduzida e tons nada garridos, Maria Bouza vai-nos dando a conhecer, em Cinco Pais Natais e Tudo o Mais (o seu primeiro livro ilustrado), os preparativos natalícios em casa de André: não falta uma árvore com estrela, bolas e fitas, um peru que gosta de bombons de licor de mirtilos e limão, que se escapará a encabeçar a ementa da consoada, e uma mesa bem composta com bolinhos de noz, filhoses e bolo-rei. Mesmo a calhar nesta altura do ano.
O Pato Amarelo e o Gato Riscado > Manuela Castro Neves e Madalena Matoso > Caminho > 40 págs. > €10,90
Cinco Pais Natais e Tudo o Mais > Manuela Castro Neves e Maria Bouza > Máquina de Voar > 48 págs. > €11,95