Quando o hotel abriu, no princípio de junho do ano passado, ainda aqui entravam açorianos que pediam para visitar o local onde nasceram. O novo Vila Galé Collection São Miguel, a primeira unidade do grupo hoteleiro português no arquipélago, está instalado no sítio onde funcionava o Hospital de São Francisco e, por isso, muitos são aqueles que têm curiosidade de ver como é que o edifício foi transformado.
A recuperação foi feita tendo em conta o património preexistente. É por esse motivo que, no centro do Vila Galé Collection São Miguel, se mantém a traça característica da arquitetura açoriana. Há pequenos sinais que nos transportam, de imediato, para os locais: quando as paredes brancas contrastam com o preto dos arcos em basalto, já sabemos que estamos nos Açores.
Na inauguração oficial, em setembro de 2023, Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo, falou da importância da autenticidade. “Temos de fazer coisas nossas. Precisamos de nos diferenciar, e diferenciarmo-nos é recuperar património, é dar lugar à cultura portuguesa. Temos de preservar a autenticidade dos nossos centros históricos, porque, se transformamos tudo em turismo, perde a graça e deixa de ser interessante.” De resto, esta política de reabilitação também é visível em projetos inaugurados pelo Vila Galé noutras zonas do País, nomeadamente, em Braga, Elvas e Tomar.
O antigo Hospital de São Francisco pertence à Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, entidade com a qual o Vila Galé estabeleceu um contrato de concessão de 40 anos (renovável). O primeiro hotel do grupo no arquipélago representou um investimento da ordem dos 15 milhões de euros.
Todos os quartos (no total, são 92, incluindo 24 suítes, sendo que uma delas, com 66 metros quadrados e varanda voltada para o Campo de São Francisco, tem capacidade para alojar até oito pessoas) são decorados com imagens de figuras históricas dos Descobrimentos. Por falar em Campo de São Francisco: o hotel fica no centro histórico, sem estar propriamente no meio da confusão. Em frente, o Forte de São Brás, a avenida marginal e, claro, a imensidão do mar dos Açores.
Vila Galé Collection São Miguel > Campo de São Francisco, Ponta Delgada > T. 296 240 430 > a partir de €120
Dicas para explorar: O que ver e fazer em Ponta Delgada
Louvre Micaelense Outrora uma elegante chapelaria, aberta por um emigrante regressado de Paris, é atualmente bar e restaurante, um dos mais populares da cidade. R. António José d’Almeida, 8, Ponta Delgada > T. 938 346 886 > seg-qui e dom 9h-20h, sex-sáb 9h-22h
Ananases Arruda Inauguradas há um século, as estufas produzem, por época, entre 500 a 700 ananases. Sem químicos, adubos nem pesticidas; dois tanques retêm as águas da chuva utilizadas para rega manual. Visitas, loja e degustação. R. Dr. Augusto Arruda, Fajã de Baixo, Ponta Delgada > T. 296 384 438 > 9h-20h (até março, até às 18h)
Picos de Aventura A observação de cetáceos (baleias e golfinhos) não é garantida, mas a paisagem e os níveis de adrenalina são certos. Marina Pêro de Teive > Av. João Bosco Mota Amaral, Ponta Delgada > €65 (meio dia, adulto)