Sem mapa nem GPS, a viagem poderá ser um pouco mais demorada, mas permitirá registar os muitos tons de verde que pintam a paisagem, a cada curva de estrada, no serpentear de montes, vales e campos agrícolas.
Cheira a hortelã assim que se entra na Quinta do Outeiro, na aldeia de Ruivos, em Ponte da Barca, próxima do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Rodeada de vinha e árvores, a propriedade adquirida, em 1933, pelo bisavô de Inês Sousa Pinto estende-se por oito hectares em estado puro. A atual proprietária e o marido, Sebastião, optaram por reconverter, em 2013, a área agrícola, seguindo-se depois a casa. “Essa era a ideia desde o início. Não podíamos fazer turismo sem recuperar tudo à volta”, começa por dizer Inês.
Olhamos de novo a estrutura de pedra. De linhas retas e depuradas, o edifício reabilitado pelo arquiteto Souto Moura chama a atenção. “Foi pegar no que existia e modernizar, conjugar o antigo com o novo”, continua Inês. As obras começaram em 2020, os primeiros hóspedes chegaram neste verão.
Atualmente, dispõe de quatro quartos no primeiro andar e de três no piso térreo, duas salas de estar e uma de refeições, onde é servido o pequeno-almoço. Pode acomodar até 16 pessoas e ser ocupada por inteiro ou por quarto.
Além do jogo de luz, e das cores claras, que conferem uma luminosidade incrível à casa, Souto Moura fez questão de desenhar grande parte do mobiliário e dos candeeiros, estilizados e modernos. Na varanda, contempla-se o vale do Vade, um afluente do rio Lima, e não faltam recantos para explorar, como a vinha e a horta biológica.
À nossa espera está um almoço de verão, com opções leves e frescas, como saladas, crepes e tábuas de queijos e enchidos, acompanhado de um branco Partilha, vinho produzido na casa. A Quinta do Outeiro é um elogio à Natureza, para se deixar ficar, à sombra da cameleira, junto à piscina.
Quinta do Outeiro 1598 > Tv. do Outeiro, 90, Ruivos, Ponte da Barca > T. 22 011 2713 > a partir de €150 (suíte), a partir de €250 (T1 e T2)
Um dia em Ponte da Barca
Passear A pé ou de bicicleta, percorram-se os trilhos da Ecovia do Lima, um percurso com cerca de 70 quilómetros, quase sempre junto às margens do rio.
Mergulhar Inseridano Parque Naturalda Peneda-Gerês, juntoà aldeia histórica do Lindoso, encontra-se uma das lagoas mais bonitas da região: o Poço da Gola.
Remar A poucos minutosde distância,no rio Touvedo, exploram-se as águase a Naturezanuma prancha de stand up paddle.
Jantar A pedido, e apenas para os hóspedes da Quinta do Outeiro, o chefe Gonçalo Henriques prepara uma refeição inspirada nos sabores do Alto Minho, em que poderá provar–se tártaro de cachena, naco à Terras da Nóbrega e bacalhau com açorda à minhota.
Traço de arquiteto Souto Moura desenhou também o mobiliário, que decora a casa com sete quartos