Escondida numa rua do centro da aldeia da Areia, a dez minutos a pé do Guincho, quase não se dá por ela. Discreta e aparentemente pequena, para quem a vê do lado de fora, a Villa Areia surpreende no interior: tem três quartos, dois terraços e piscina, tudo decorado em tons terra e com detalhes que não se veem, mas sentem-se. É o caso das roupas de cama, dos colchões e das almofadas, ou dos amenities orgânicos e certificados Damana.
António e Maria Saldanha Daun criaram a marca Sea’Ya, em 2019, com três unidades de alojamento local perto do Guincho, em Cascais, com o objetivo de descomplicar as férias das famílias. Já em meados de 2022, juntaram-lhe duas novas villas (a Garden e a Areia, que fomos espreitar), não deixando nenhum pormenor ao acaso. “O que nos distingue dos outros alojamentos locais é o serviço. É o novo luxo, e é isso que procuram os nossos hóspedes, assim como uma experiência local, o mais real e honesta possível”, dizem.
As cinco casas do Sea’Ya (podem acomodar até oito pessoas, como é o caso da Villa Garden) estão adaptadas a vários tipos de estadas, especialmente as que incluem crianças, já que dispõem de todos os artigos de puericultura necessários – cadeirinha de refeição, intercomunicador, berço, cama, banheira, brinquedos, carrinhos de passeio… “Facilitamos o trabalho aos pais que, como nós, viajam com crianças. Ficam muito surpreendidos”, afirma o casal.
Ao fazer o check-in, recebe-se um guia com informações relativas a mercearias, restaurantes e atividades nas redondezas. “Queremos que as pessoas se sintam como se morassem cá.” Todos os dias, há pão fresco à porta de uma padaria local e, à chegada, podem deixar uma refeição pronta em casa ou um restaurante marcado. Mimos que não passam despercebidos aos hóspedes e que se refletem no feedback. “As nossas avaliações são cartas de amor”, dizem Maria e António, com satisfação.
Sea’Ya Thoughtful Stays > Várias localizações em Cascais > T. 96 138 1833 > a partir de €120
Aqui à volta
Duna da Cresmina > Dois quilómetros de passadiços de madeira, com vista para o mar, dão a conhecer o sistema dunar Cresmina-Guincho, a única zona de reserva integral do Parque Natural de Sintra–Cascais. No final, retemperem-se energias na esplanada do Centro de Interpretação. R. da Areia, Cresmina, Cascais
Marea > Neste restaurante, no centro da aldeia da Areia, tanto se petisca um prego e uma imperial como se saboreia um caldo rico de peixe ou um hot dog de carabineiro. Na montra, há ainda peixe e marisco frescos, das bruxas aos percebes das Berlengas, dos salmonetes ao pregado. R. da Areia, 1406, Cascais > T. 21 486 9039 > seg-dom 12h-24h
Praia Grande do Guincho > Com uma grande extensão de areal, é ideal para a prática de surf, windsurf e kitesurf.