O espírito do lugar manteve-se. A casa senhorial do século XVIII foi reabilitada profundamente, mas a adaptação permitiu conservar pormenores antigos, como os tetos abobadados, as paredes de granito ou as namoradeiras junto às janelas dos quartos. “O Grupo Pestana tem tradição na recuperação de edifícios históricos e na preservação da traça antiga, aproveitando esta herança”, sublinha Corneliu Popa, o diretor do hotel, aberto no início de outubro. Dentro das diferentes marcas exploradas pelo grupo hoteleiro, passa a ser considerado “a” Pousada do Porto – Rua das Flores. “Colocamos este nome para sermos mais facilmente identificados com a rua, que celebra 500 anos de existência”, acrescenta. Para quem queira explorar a zona histórica da cidade, esta será uma boa escolha.
Com o passar do tempo, o edifício viria a marcar a vida desta artéria comercial, tendo sido dividido em diferentes apartamentos, lojas, ateliers e armazéns. “Quase todos os dias entra pela porta alguém curioso para ver as transformações, que viveu ou trabalhou aqui – há quem diga que foi onde cresceu Artur Jorge, o treinador de futebol”, conta o diretor do hotel.
A decoração é assinada por Miguel Câncio Martins, que explorou “um estilo vintage chic, acolhedor, e foi buscar elementos florais como homenagem à rua”, explica Corneliu – no lobby, sobressaem as enormes flores em gesso da escultura Iva Viana, colocadas no teto, ao passo que, nos 84 quartos, os motivos botânicos são usados no papel de parede. A maioria deles está virado para um pátio interior com um jardim vertical em destaque, onde não se sente o bulício da rua.
No piso inferior, a piscina interior, a sauna e o pequeno ginásio permitem momentos de lazer. Para breve estará a abertura do P gastrobar, um espaço cosmopolita e informal, com a letra a remeter para o Porto, os petiscos e as partilhas. “A carta apostará na tradição culinária portuguesa, mas com um conceito mais moderno”, desvenda Corneliu Popa.
Pousada do Porto – Rua das Flores > R. das Flores, 94, Porto > T. 22 976 6400 > a partir de €135