Mantém o ar dos tempos, com os muros de granito cobertos de musgo, as videiras em pérgula, a eira, os tanques de rega e a antiga nora para tirar a água. Mas é de um novo capítulo da Quinta do Santinho, a quatro quilómetros do centro de Amarante, que vamos falar. Licenciada em Agronomia, Rute Cardoso trabalhou na área dos vinhos e passou pelo Douro e pela Bairrada. Durante muitos anos, os terrenos herdados, em Amarante, nas freguesias de Salvador do Monte e da Lomba, onde guardava memórias felizes das férias, estiveram abandonados. Em 2008, criou a Naturpassion, uma empresa dedicada à produção de pequenos frutos (framboesas, mirtilos e amoras) e regressou, com a família, às origens. “A ideia da conversão das construções da quinta ao agroturismo surgiu mais tarde, com as experiências de U-pick que fizemos, em que as pessoas vinham colher a fruta e havia um convívio engraçado. Ter alojamento era uma forma de fechar o círculo”, conta a proprietária. “Queria criar dinâmicas ligadas à ideia de uma agricultura sustentada… isto não é uma Disneylândia, é uma quinta com uma vida normal, com um património paisagístico e cultural ligado aos ciclos da Natureza”, sublinha.
Por enquanto, está concluída a primeira fase do projeto, de reconversão e de decoração da antiga casa agrícola, que foi dividida em dois, mantendo a traça tradicional. “Gostava de continuar a reconhecer a quinta, tal como ela era quando eu cá vinha na infância”, diz Rute. De um lado, criou-se a Casa dos Avós, com dois quartos de casal e um twin de linhas simples, com um toque contemporâneo, uma ampla sala de estar e de jantar e uma cozinha equipada, além de um pátio virado a poente, com vista para um olival. Do outro lado, a Casa da Cozinha Velha, um espaço aberto com uma cama de casal, sala de estar e kitchenette no andar de baixo e uma mezzanine com outra cama de casal.
No lugar da adega, fez-se ainda uma sala para refeições ou outros encontros. Na parte superior do edifício da receção – onde aproveitam para vender compotas, infusões, mel, licor, vinhos e artesanato –, está por concluir mais um quarto e há outro edifício na quinta por reconstruir. A dar as boas-vindas aos hóspedes, temos o burro Giló, a simpática mascote.
Estão previstas várias atividades na quinta, para hóspedes e não só, como a observação de aves (dia 24 abril), um workshop de agricultura sustentável (8 maio) e a apanha de framboesas (16 maio).
Quinta do Santinho > R. de Campesinhos, Lomba, Amarante > T. 91 902 8427 / 91 609 5202 > a partir de €135