Em dias claros, da enorme varanda, a vista consegue alcançar as serras do Açor, da Lousã e da Estrela, em planos sobrepostos. Estamos a meia encosta da serra de Sicó, a cerca de 300 metros de altitude, na pequena Chanca, pertencente à Rede de Aldeias de Calcário – um projeto de desenvolvimento turístico em torno deste maciço montanhoso. No sopé, está o vale do Rabaçal, com a vila conhecida pelo queijo e pelos vestígios romanos. José Pais e Paula Oliveira, proprietários da Villa Chanca, não tinham qualquer ligação a este povoado, mas foi lá que resolveram criar um turismo rural que servisse de base às explorações que já desenvolviam. “Quisemos escolher um sítio em que a Natureza fosse o principal apelo, com uma ruralidade viva, e que tivesse, ao mesmo tempo, uma proximidade aos centros urbanos [Coimbra fica 22 km]”, recorda José, engenheiro florestal, com formação em micologia. “Aqui, tínhamos o enquadramento natural para sensibilizar as pessoas e falar-lhes do nosso ecossistema… Sempre me fez confusão que os portugueses não o conhecessem.”
A antiga casa de lavoura estava em ruínas e foram precisas obras de vulto para realçar as suas melhores características. Mantiveram a traça, puseram a descoberto o calcário das paredes, introduziram a madeira de cedro e fizeram o arranjo paisagístico do jardim. Nos quatro quartos independentes, confortáveis e amplos, optaram por uma decoração simples, com os azulejos coloridos das casas de banho a dar o ar da sua graça. Existem ainda duas salas comuns, uma mais recolhida, outra de amplas vidraças viradas para o exterior.
Na cozinha de armários verdes, a reconstituir a cor original das portas e janelas, o casal prepara as refeições para os hóspedes, por encomenda, muitas vezes à volta dos cogumelos e plantas silvestres colhidos nos passeios organizados por José. “Somos curiosos da cozinha. Fazemos pratos muito simples”, adianta Paula, enquanto prepara um arroz-doce saborosíssimo. Dão ainda a conhecer os produtos endógenos das terras de Sicó, como o mel, o vinho, o azeite ou o queijo, alguns deles à venda na pequena loja da receção. Pretextos para outras descobertas na região, rica em património histórico e natural.
Villa Chanca > Lg. do Rossio, Chanca, Rabaçal, Penela > T. 91 070 4847 / 91 602 1298 > a partir de €75 > www.villachanca.com