Os Adidas Samba andam nos pés de meio mundo, mas não são o único modelo clássico de ténis a regressar à ribalta. O estilo retro vive nas ruas em criações de várias marcas desportivas, que trouxeram de volta modelos icónicos. É o caso dos Reebok Club C 85, lançados em 1985 e inspirados nos courts de ténis, mas também dos Asics EX 89, uma criação de Toshikazu Kayano, do final dos anos 80, baseados no calçado usado nos campos de basquetebol, ou dos Puma Suede, um clássico intemporal de 1968 que se distingue não só pelo design como pelo material, a camurça.
Há também uma boa dose de modelos arrojados, como os Mexico 66 da Onitsuka Tiger, disponíveis em várias cores, ou os Mostro da Puma, lançados em 1999. Este modelo, com fecho de velcro e influências do calçado de atletismo dos anos 60, chega às lojas no próximo sábado, 23, em duas novas cores que não vão passar despercebidas: o Pink Delight e o Ignite Blue.
Já a francesa Veja aposta nos Volley. Aquele que foi o primeiro modelo da marca, criado com base nos ténis de voleibol utilizados no Brasil nos anos 70, volta nesta primavera em nove combinações de cores.