O baloiço pendurado à entrada da loja-atelier, onde Juliana Bezerra cria agora as suas joias, não é só um pormenor curioso, é também uma boa pista sobre o que a joalheira quis que fosse a sua nova casa, na zona do Restelo, em Lisboa: “Um espaço que refletisse a minha personalidade e trabalho.” Não é, portanto, de estranhar que na decoração da loja, com 170 metros quadrados divididos por dois pisos, os anéis, colares, pulseiras e brincos em prata (com ou sem banho de ouro) se fundam com jarras, quadros, livros e publicações sobre flores e arte. “São coisas que fazem parte das minhas memórias, que me inspiram e contam a história da marca”, diz Juliana, nascida em Nova Floresta, no estado de Paraíba, Brasil, e a viver em Portugal desde 2005.
A mudança estava a ser pensada há algum tempo. “A loja do Pateo Bagatella foi ficando pequena. Eu precisava de um sítio maior para aumentar a produção e atender melhor”, explica a joalheira que já tinha a nova morada escolhida. “Foi a pandemia que precipitou tudo.” A loja abriu no passado dia 11, com tudo o que Juliana tinha sonhado: revestimentos de parede e chão feitos artesanalmente, em Portugal, cerâmicas de Maria Castel-Branco, arranjos de flores secas e naturais da Magdala, um painel de azulejos Viúva Lamego, com esboços das suas peças. E ainda uma mesa de dois metros e meio, onde desenvolve as suas inspirações – agora, com fotografias da tribo etíope mursi, flores secas e outros objetos que hão de dar vida à nova coleção de joias.
Tal como na antiga loja, também aqui se assiste ao fabrico das peças. Por estes dias, as vitrinas estão preenchidas com artigos de cerca de 15 coleções, incluindo o colar Burgau e a pulseira Troia, da linha Quem é do Mar não Enjoa 2020, lançada este verão. Há ainda uma seleção de bestsellers, entre os quais estão os anéis para o dedo mindinho, aos quais chama carinhosamente “Marias”, e os brincos Flor de Arroz. Todos com uma história que se conta ali, do princípio ao fim.
Na nova loja-atelier, Juliana Bezerra quer acolher e promover lançamentos, workshops e parcerias com outras marcas portuguesas, com as quais se identifica. A marca de vestuário feminino Sienna apresenta-se no final deste mês.
Juliana Bezerra Jewellery > R. Gonçalves Zarco, 2B, Lisboa > T. 93 838 4073 > ter-sex 11h-19h, sáb 11h-18h