Foi após uma viagem ao Japão, em outubro do ano passado, que Mariana Pimentel Pires e Sofia Duarte, ambas de 28 anos, materializaram o desejo antigo de criar uma marca própria. Dessa viagem – especialmente a Tóquio e a Quioto –, as duas amigas trouxeram “a simplicidade, a vivência básica e a pureza” daquele povo. Aliando as memórias de infância, de quando as respetivas famílias iam a Espanha no verão comprar alpergatas, não tiveram dúvidas na escolha do produto. “São confortáveis e bastante práticas”, realça Mariana, arquiteta de profissão, a trabalhar no atelier Aires Mateus (Sofia é farmacêutica).
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/07/BENTO-Alpergatas-9A-1-721x1080.jpg)
A Bento – o nome vem das caixas bentō, as tradicionais lancheiras, que os japoneses usam para almoçar, muitas vezes, durante as viagens de comboio – nasceu em junho passado, com dois modelos: o Kiji, de tecido, 100% algodão (€33,90), e o Kawa, de pele (€53,90). As alpergatas, feitas artesanalmente no Interior Norte de Portugal, com sola de juta, estão disponíveis em vermelho, caqui, preto, cru e azul (do tamanho 34 ao 44), às quais é acrescentada uma coleção cápsula em cada estação – em breve, juntar-se-á o amarelo.
A preocupação de Mariana e de Sofia foi a de criarem um calçado “versátil”, que pode ser usado em qualquer ocasião, com roupa casual ou clássica (daí o modelo Kawa, em pele), sem lhe retirar o lado “despretensioso”. Além da simplicidade e do minimalismo, a Bento assenta noutros dois valores fundamentais: a igualdade de género (a marca é unissexo) e o consumo consciente, apostando numa peça de qualidade, intemporal, feita em Portugal.
Bento > À venda em bento-concept.com