A tigelada de leite já aparece no Livro de Cozinha da Infanta D. Maria. Trata-se, pois, de uma vianda de leite e ovos com mais de quinhentos anos de existência.
A versão do Caderno do Refeitório aqui presente, é em tudo semelhante à receita que Domingos Rodrigues apresenta no seu Arte de Cozinha, de 1680, como de resto acontece com grande percentagem das receitas manuscritas em 1743.
A diferença prende-se com a quantidade de ovos, que Rodrigues reduz para metade, e por não levar o preparado a engrossar ao lume, antes de levar a tigelada ao forno.
INGREDIENTES
2 l de leite
450 g de açúcar
400 g de farinha de trigo
12 ovos
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
1 pau de canela
Canela em pó q.b.
PREPARAÇÃO
Colocar no fogão o leite num tacho com metade do açúcar. Mexer bem e ir acrescentando a farinha. Quando engrossar, deitar os doze ovos mexidos, a água de flor e o pau de canela. Tirar do fogão. Adicionar o restante açúcar e mexer muito bem, deitando tudo numa assadeira, ou frigideira, e levar ao forno até acabar de cozer e ficar corada.
Servir com canela polvilhada.
O livro Comer como uma Rainha – O receituário real do século XVI ao século XX (217 págs., €22,90), de Guida Cândido, investigadora da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o prémio de Literatura Gastronómica 2019, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia. A investigadora estudou os hábitos alimentares dos últimos cinco séculos em Portugal, fazendo uma contextualização histórica de alguns pratos icónicos que se destacaram no receituário português ao longo de diferentes épocas e reinados (o livro analisa cinco períodos relativos a cinco rainhas distintas), e testou também 50 receitas adaptadas aos nossos tempos, incluídas no livro.