De avental e barrete na cabeça, está tudo a postos para o workshop de petiscos. É um dos cursos abertos a amadores de cozinha que a Escola de Hotelaria do Porto (EHP) começou a organizar há um ano e meio. Pouco mais de uma dezena de alunos está ali para aprender, “coisas simples que possam confecionar em casa, sem custos muito elevados”, adianta o chefe Delfim Soares, o coordenador.
O cardápio da aula de petiscos é diversificado: brás de alheira e de atum, pataniscas de bacalhau, mexilhões à espanhola, sapateira recheada e vieiras gratinadas. Em três horas, a chefe Sara Oliveira será a formadora de serviço… ao fogão.
“O alho deve estalar inicialmente para dar sabor ao resto da refeição”, vai aconselhando enquanto mexe o refogado composto por azeite, cebola e louro. A base do brás de atum e de alheira é a mesma, pelo que, recomenda, “esta parte pode estar pronta e acrescentam-se os restantes ingredientes quando os amigos chegarem para jantar”.
Os alunos apontam os conselhos. A maioria está ali para aprender mais sobre cozinha. Como Jorge Caria, 44 anos, que vem “pela curiosidade de ver como se fazem os pratos”. Ou como Fernanda Machado, 60 anos, que quer aprender “mais algumas dicas”.
Há ainda quem aqui esteja para aperfeiçoar conhecimentos mais técnicos nas cozinhas de alguns restaurantes. A jovem Catarina Silva Magalhães, 25 anos, é cozinheira no restaurante O Júlio, em Arouca e já soma uma série de workshops na EHP que gosta de fazer “por conta própria”.
Cândida Trigo, 57 anos, é outra aluna atenta. Apreciadora de cozinha tradicional portuguesa, gosta de aprender como se apuram os sabores. “Porque é que, nas patanistas, se usa leite em vez de água?”, questiona.
“O leite fará com que fiquem mais nutritivas”, explica o chefe Delfim. Ao longo da sessão, hão de aprender a aproveitar o miolo das vieiras, a preparar uma sapateira (“a melhor é a fêmea, tem mais carninha.”), a fazer um bechamel. No final, enquanto se provam as iguarias, assina-se o diploma para afixar na cozinha lá de casa.
Próximos workshops (a partir €35)
- Risottos (9 Abr, 19h-22h)
- Sopas e Cremes (16 Abr, 19h-22h)
- Massas Frescas (7 Mai, 15h-18h)
- Pratos para impressionar (7 Mai, 15h-18h)
- Bacalhau (14 Mai, 19h-22h)
- Cataplanas Peixes e Mariscos (28 Mai, 19h-22h)
ESCOLA DE HOTELARIA DO PORTO R. da Firmeza, 71, Porto T. 22 0044800 http://escolas.turismodeportugal.pt