Mimoso, talvez seja este o melhor adjetivo para descrever o salão de chá Erva Doce, em Vila do Conde, aberto em julho deste ano. A decoração, entre o cor-de-rosa e o verde, tem aquele cunho pessoal que faz a diferença. A proprietária, Nélia Coelho, deleitou-se com cada pormenor, desde os armários trabalhados ao papel de parede. Uma visão doce que corresponde aos produtos vendidos, todos caseiros e feitos com muita dedicação.
A grande aposta recaiu, efetivamente, nos doces. O toucinho do céu e a tarte de amêndoa são já obrigatórios, por insistência dos clientes. Na montra, veem-se ainda queijadas de cenoura, cupcakes com massas caprichadas (por exemplo, cenoura com amêndoa ou maçã com noz), pastéis de nata, húngaros, suspiros e algumas bolachas, como as de canela, características de Sesimbra, donde Nélia é natural.
Para refeições ligeiras, há quiches, saladas, baguetes e empadas, com batidos, chás frios e sumos, feitos na hora, a acompanhar. “Queria uma alternativa aos almoços convencionais”, conta.
Como forma de rentabilizar o prédio fronteiro ao rio Ave, Nélia criou, nos pisos superiores, alojamento turístico. Apenas cinco quartos, todos a usufruir da bela vista ribeirinha, com a mesma decoração cuidada do salão de chá.
ERVA DOCE
R. Cais das Lavandeiras, 39. Vila do Conde
T. 22 407 8765
Seg-Sáb 9h-20h
Alojamento: €50 (quarto duplo) a €40 (single)