Rafi, 33 anos, e Youth One (um dos fundadores do grupo de hip hop Mundo Complexo e um dos primeiros writers graffiter em Portugal), com 37 anos, abriram há um mês a primeira loja dedicada inteiramente a esta arte urbana. Esta é a terceira Dedicated Store a nível internacional, depois da primeira ter surgido há cerca de sete anos em Colónia, Alemanha, pelas mãos do também writer Babak Soultani, e da segunda ter nascido, há dois, em Lisboa.
Por estes dias há ainda uma novidade nesta marca: a abertura da loja online na Croácia.
Este projeto “funciona como um negócio de amigos, cada um é dono da sua loja, mas há um conceito comum em que nos apoiamos uns aos outros”, explica Rafi, formada em arquitetura e que desenvolveu uma tese de mestrado sobre a cidade contemporânea vista através do graffiti.
Além de vender latas de spray (a partir €2,90), tintas, revistas, máscaras, a Dedicated Store da Rua de Cedofeita disponibiliza outros serviços como murais em quartos, personalização de peças de vestuário, ténis, tábuas de skate, retratos a carvão, caricaturas… A loja quer “promover os artistas e a arte onde se instala”. Daí que pretenda organizar workshops para todas as idades, “educando as camadas jovens para a importância de um código de conduta e respeito” em redor desta arte. Rafi só lamenta que não exista um espaço legal no Porto para a promoção do graffiti, mas acredita que “a cidade acabe por assimilar que é uma expressão artística válida”.
Dicionário do graffiti
Tag: Assinatura do writer com uma natureza artística
Wall of Fame: Muros/paredes legais onde os writers criam peças
Bombing: Pinturas de natureza ilegal
DEDICATED STORE
R. de Cedofeita, 654 Porto
Seg-Sáb 12h30-19h