“Ora viva! Ainda bem que veio!” A saudação ocorre no início de cada audiowalk. O anfitrião dá algumas indicações, muito simples, sobre o percurso a seguir. São cerca de 25 minutos a deambular pela envolvente e pelo interior de quatro mosteiros, em Paredes, Penafiel, Vila do Conde e Santo Tirso. De mp3 e headphones, o visitante deixa-se levar pelos sons, músicas e textos gravados pela Visões Úteis. Ficções originais, inspiradas pelo espírito do lugar e das suas gentes.
A companhia portuense aceitou o desafio lançado pela Diocese do Porto para dar visibilidade e dinamismo ao seu património cultural e abri-lo ao público. Com os anos acumularam experiências de conceção de projetos para espaços públicos, provocando o encontro de uma banda sonora com uma determinada paisagem ou arquitetura. Viagens com Alma foi desenvolvido em torno da herança da ordem beneditina de Cluny, a comemorar por toda a Europa os 1 100 anos. Reforça-se assim a influência significativa que teve no contexto português, mais concretamente nesta diocese, a braços com um inventário do seu património.
Os audiowalks surgiram após residências artísticas em quatro mosteiros escolhidos pela especial ligação a Cluny, explorando o imaginário relacionado com as indústrias e as pessoas que sustentam o mundo católico. Cada um constitui uma narrativa, objeto e experiência autónomos, apesar de terem alguns elementos comuns como a história do zelador cego, dedicadíssimo ao templo, com pormenores diferentes de local para local. “A população fica curiosa por aquilo que para elas é um dado adquirido constituir material artístico novo”, diz Ana Vitorino, da direção artística.
Em cada mosteiro, em horários fixos, existe um voluntário para dar o material aos visitantes e explicar tudo o que for necessário. Atenção, não confundir o suporte com a forma. Os mp3, normalmente associados a produtos turísticos, servem agora um conteúdo ficcional e artístico. “Os audiowalks não substituem a possibilidade de visita apoiada em material turístico. Esperamos que sublinhem a necessidade de promoção e de informação sobre a região e ajudem a reconhecer o seu potencial.”
VIAGENS COM ALMA
Mosteiro de São Pedro de Cête, Paredes – Sáb 17h-19h
Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa, Penafiel –Ter/Sáb/Dom 15h-17h
Mosteiro de São Salvador de Vairão, Vila do Conde –Dom 15h-18h
Mosteiro de Santo Tirso de Riba d’Ave, Santo Tirso –Ter-Sáb 15h30-17h30