Na parede branca, pintada de fresco, lê-se “gelati più fini del mondo”. O contraste vermelho advém, ora dos chapéus dos funcionários ora do gelado de morango, sabor mais pedido na geladaria Santini, já com 60 anos de atividade em Cascais. Agora, pela primeira vez, aventura-se na capital, depois de no ano passado Filipe de Botton, presidente da Logoplaste, ter comprado 50% da geladaria de origem italiana.
Desde o início de 2010 que todos aguardavam com muita expectativa a abertura da terceira loja Santini (além de Cascais, também funciona em S. João do Estoril, onde fica a fábrica). No Chiado, as longas mas céleres filas mantêm-se, só os veraneantes de calções e chinelos dão agora lugar a turistas de máquina fotográfica em riste e homens de negócios engravatados. Esteve prevista para abril, mas alguns atrasos na entrega de equipamento, ditaram a abertura em julho. Antes das 10 horas da manhã da passada sexta-feira, 16, já algumas pessoas esperavam a abertura das portas do número 9 da Rua do Carmo (antiga Osklen).
O ambiente e a decoração, numa clara aposta no branco e vermelho, apelam ao tradicional com a exposição de fotografias antigas a preto e branco. Os recantos, confortáveis com sofás, convidam a sentar enquanto se come um dos muitos sabores clássicos como o morango, limão, chocolate ou marabunta e alguns dos novos como a laranja amarga com chocolate, limão com framboesas, limão com fios de chocolate, doce de ovo com pinhão, pêssego paraguaio ou maracujá roxo.
Quem optar pelo cartão pré-pago, na compra de dez recebe um gelado extra. Neste novo espaço, aberto todos os dias do ano, o mito de que gelados só se comem no verão, certamente, acabará. Aos gelados Santini juntam-se o “Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”, o café da vizinha Nespresso, entre outras surpresas, no balcão da pastelaria.
SANTINI
- R. do Carmo, 9, Lisboa
T. 21 346 8431
Seg-Dom 10h-24h
- Av. Valbom, 28 F, Cascais
T. 21 483 3709
Ter-Sáb 11h-24h, Dom 11h-23h
- R. Nova da Estação, 5, S. João do Estoril
T. 21 468 6441
Qua-Seg 11h-20h