A reportagem Dando a mão à palmatória, da autoria da jornalista Helena Gatinho, com imagens do repórter fotográfico Luís Barra, publicada na revista VISÃO SAÚDE n.º 34 (fevereiro/março de 2024) venceu a primeira edição do Prémio SPOT – Jornalismo na área de Ortopedia e Traumatologia, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).
A iniciativa visa reconhecer os trabalhos jornalísticos que abordem inovações no diagnóstico e tratamento na área de ortopedia e traumatologia, assim como a sua relevância e benefícios. A reportagem explorou a importância e a complexidade da cirurgia da mão, destacando os desafios no tratamento de lesões e patologias.
“A profundidade e abrangência com que esta reportagem explorou as várias dimensões da cirurgia da mão garantiram-lhe o prémio desta primeira edição”, explica João Gamelas, presidente da SPOT e membro do júri.
Do júri faziam também parte João Gonçalves, diretor executivo da APORMED, Ana Maurício d’Avó, diretora de comunicação da APIFARMA, Isabel Moiçó, jornalista e Andreia Garcia, professora doutorada em Ciências da Comunicação e docente na ESCS-IPL.