O tempo que se consegue aguentar de pé, apoiado numa só perna “é uma boa medida do seu sistema geral de saúde, uma vez que o equilíbrio reflete como os sistemas do corpo estão a funcionar em conjunto”, explica Kenton Kaufman, investigador da Mayo Clinic e autor sénior de um estudo publicado esta semana no PLOS One.
A equipa analisou quanto tempo pessoas com mais de 50 anos conseguiam ficar só numa perna, a dominante e a não dominante, e descobriu que aquele diminui significativamente com a idade. O declínio neste ponto mostrou-se até superior ao verificado na marcha e na força muscular.
“Um bom equilíbrio dá a capacidade para levar a cabo atividades do dia a dia sem medo de cair e isto leva a uma melhor qualidade de vida e a um envelhecimento saudável”, acrescenta Kaufman.
O estudo contou com 40 participantes, todos com bom estado de saúde geral e sem perturbações neuromusculares e permitiu perceber que o tempo que uma pessoa consegue permanecer de pé com um só apoio diminui a um ritmo de 2.2 segundos por década, quando a carga é sobre a perna não dominante, e de 1,7 segundos por década no lado dominante, tendo em conta o peso corporal.
Que o equilíbrio é uma das capacidades que entra em declínio com a idade está provado através de várias investigações. O que este estudo fez foi comparar esta capacidade com outras, como a capacidade de segurar coisas com as mãos, a força dos joelhos e a velocidade da marcha. E se todas elas se deterioraram com a idade, a do equilíbrio foi a que caiu a uma maior velocidade.
Então, quando tempo é suposto conseguir aguentar só numa perna?
Primeiro o extremo indesejável: menos de cinco segundos representa um maior risco de queda, avisa Kaufman. E já um estudo de 2022 mostrava que não conseguir fazê-lo durante 10 segundos equivalia a um risco 84% mais elevado de morte por qualquer causa. Isto porque a incapacidade de permanecer de pé apoiado só num lado pode ser sintoma de problemas de saúde como cardíacos ou ao nível do cérebro ou do sistema nervoso. Kaufman realça, no entanto, que também pode ser efeito secundário de algum medicamento. Mas, seja como for, menos de cinco segundos, pede o especialista, devem motivar uma visita ao médico.
Uma boa regra, considera o investigador, é conseguir aguentar a posição durante cerca de 30 segundos ou mais, no caso das pessoas com 69 anos ou menos, 20 segundos para quem tem entre 70 a 79 anos e 10 segundos para os maiores de 80.