Ainda posso vacinar-me contra a gripe?
Sim, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal (que este ano decorre em simultâneo com a vacinação contra a Covid-19) ainda está a decorrer. A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, sublinhou mesmo, ainda esta semana, que “os portugueses ainda vão a tempo de se vacinar contra a gripe e contra a Covid-19”.
Quem pode tomar a vacinar contra a gripe?
A vacina é gratuita para os maiores de 60 anos ou pessoas com patologias de risco definidas na norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), como diabetes, doenças cardíacas ou obesidade, além das grávidas.
Posso tomar a vacina mesmo não sendo grupo de risco?
Sim, qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a gripe, basta dirigir-se a uma farmácia. A vacina é comparticipada pelo Estado, mas mesmo que não tenha receita pode solicitar a administração, basta apresentar o Cartão do Cidadão.
Em que farmácias posso ser vacinado?
A vacinação contra a gripe e/ou Covid-19 está disponível em todas as farmácias aderentes à campanha. Pode consultar a listagem das farmácias aderentes no localizador de farmácias ou perguntar na sua farmácia habitual ou mais próxima.
Como posso fazer o agendamento da vacinação?
Pode agendar a vacinação sazonal contra gripe através da plataforma de agendamento das farmácias portuguesas. Neste caso, receberá um SMS de confirmação, 24h antes da data agendada. Se a sua farmácia não tiver disponível esta opção, poderá agendar diretamente ao balcão ou por telefone.
O agendamento não é obrigatório, mas é recomendado pela DGS.
Este ano menos pessoas tomaram a vacina (até agora)?
A cobertura vacinal da gripe nos maiores de 60 anos está abaixo do recomendado pela OMS. Os últimos dados mostram que 62% das pessoas acima dos 60 anos tomaram a vacina contra a gripe, mas a OMS recomenda uma cobertura de 75%.
E por faixas etárias?
De acordo com o último relatório semanal da vacinação sazonal da DGS, que abrange o período desde o início da campanha de vacinação até domingo, 7 de Janeiro, entre os 60 e os 69 anos a cobertura é a mais baixa, ficando-se pelos 48,14%.
A maior taxa de cobertura vacinal (76,39%) acontece nas pessoas com 80 anos ou mais. Segundo o relatório, desde o início da campanha de vacinação, 2 310 032 pessoas receberam a vacina contra a gripe, sendo que a grande maioria (1 632 484) foi dada nas farmácias.
A vacina cobre as estirpes do influenza que estão em circulação?
Segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), o vírus da gripe prevalente a circular até ao momento é o A, com duas estirpes identificadas: o H1N1 e o H3N2, sendo a primeira mais comum. A vacina cobre ambas.