Um novo estudo vem reforçar a ideia de que alimentos como as maçãs, ricos em flavonoides, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, podem ajudar a prevenir que os mais velhos fiquem frágeis.
De acordo com a equipa, isto acontece devido à presença de quercetina nestes alimentos, um flavonoide natural com sabor amargo, conhecido pelas suas propriedades farmacológicas, incluindo a anti-inflamatória e antiviral, além de ser útil no combate a alergias, tanto alimentares como respiratórias.
Além disso, por eliminar os radicais livres do organismo, tem também a capacidade de proteger as células do envelhecimento precoce.
Segundo o estudo, por cada 10 mg deste tipo de flavonoides consumidos diariamente, conhecidos também por fortalecer a imunidade e auxiliar na prevenção de doenças, verificou-se uma redução da fragilidade na saúde em 20% – uma maçã de tamanho médio contém precisamente cerca de 10 mg deste flavonoide, explica a equipa.
Apesar disso, os investigadores esclarecem que não encontraram uma associação significativa entre a ingestão total de flavonoides e a síndrome da fragilidade, uma condição de saúde comum nos idosos, e cada vez mais reconhecida como um problema de saúde pública.
Concordam, contudo, que pode haver subclasses de flavonoides com uma capacidade maior para prevenir o desenvolvimento desta síndrome, tendo em conta os dados recolhidos pelo estudo, publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition.
“Embora não tenha havido associação significativa entre a ingestão total de flavonoides e fragilidade, percebemos que uma maior ingestão de flavonoides foi foi associada a menores hipóteses de se desenvolver síndrome da fragilidade”, explica Shivani Sahni, uma das autoras do estudo, acrescentando que “a maior ingestão de quercetina especificamente o flavonoide com a ligação mais forte à prevenção da fragilidade”.
Os sintomas mais comuns desta condição são a perda involuntária de peso, fraqueza, redução da velocidade de marcha e exaustão.
Outros alimentos ricos em quercetina:
-cebola roxa;
-amoras;
-brócolos;
– folhas;
-sementes;
-grãos;
-couve.