Em declarações aos meios de comunicação britânicos, Angelique Coetzee avançou alguns detalhes em relação aos primeiros casos da Omicron que encontrou na África do Sul. A possibilidade de se tratar de uma nova variante do SARS-CoV-2 surgiu-lhe quando ao seu consultório na capital começaram a chegar pacientes com Covid-19 mas com sintomas que não “faziam sentido”, como jovens com fadiga intensa e uma criança de seis anos com um ritmo cardíaco muito acelerado. Nenhum dos seus doentes perdeu o olfato ou o paladar.
Ou seja, com sintomas “muito diferentes e muito mais leves” em relação aos que esta médica de clínica geral há 33 anos e presidente da Associação Médica Sul-Africana estava habituada a ver.
A 18 de novembro, quando quatro pessoas da mesma família testaram positivo, dando conta de se sentirem completamente exaustos, Angelique Coetzee decidiu informar as autoridades.
“O que estamos a ver clinicamente na África do Sul, e eu estou no epicentro, é extremamente leve. Para nós, estes são casos leves”, disse Angelique Coetzee, ao Andrew Marr Show, da BBC. Questionada sobre se o Reino Unido estaria a “entrar em pânico desnecessariamente”, a médica respondeu que acredita que já existem casos no país sem ninguém dar conta, pelo que, “neste ponto, diria definitivamente que sim”.
No último sábado, a clínica falou perante outras associações médicas africanas, sublinhando que todos os seus pacientes eram saudáveis e que se preocupava, por isso, com os efeitos desta nova variante em pessoas mais idosas ou com comorbilidades associadas e em não vacinados.
Em Portugal, anunciou o INSA esta segunda-feira de manhã, foram identificados 13 casos da variante Omicron, com os ensaios preliminares a sugerirem “fortemente”, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Omicron.
A propagação desta nova variante levou a que vários países europeus anunciassem o encerramento das fronteiras aéreas a passageiros provenientes de países da África Austral, como, por exemplo, Moçambique.