Em dia de mais uma reunião de peritos no Infarmed, André Peralta Santos, da DGS apresentou a situação epidemiológica do País, com os habituais gráficos a mostrarem a manutenção da tendência de descida da incidência cumulativa a 14 dias e uma diminuição generalizada por todo o território nacional.
A população ativa voltou a ser o grupo com maior incidência, mas, uma “boa notícia”, sublinhou o responsável, a faixa etária superior a 80 anos passou a ter uma incidência inferior à média nacional.
Nos internamentos em enfermaria, verifica-se uma descida muito expressiva no grupo etário dos mais de 60 anos, enquanto nas UCI se regista uma descida expressiva dos internamentos dos doentes de três grupos etários: dos 50 aos 59, dos 60 aos 69 e dos 70 aos 79.
Na última reunião dos especialistas na sede da Autoridade Nacional do Medicamento, há duas semanas, os peritos definiram como linha vermelha uma ocupação de 245 camas em UCI por doentes com Covid-19.
André Peralta Santos alertou esta terça-feira que, embora estejamos abaixo desse limite, uma incidência semelhante à registada em janeiro levaria a que só os internamentos de doentes dos 40 aos 60 anos seria suficiente para ultrapassar esse indicador, concluindo, por isso, que a faixa etária a vacinar para garantir que nos mantemos atrás dessa linha vermelha terá de ir àquelas idades.