Portugal já ultrapassou o Reino Unido em número de novos casos diários por milhão de habitantes, contabilizando, esta sexta-feira, 867 novos casos. Já o Reino Unido soma 752, como se pode ver no gráfico abaixo. A Irlanda mantém o primeiro lugar nesta “corrida”, contabilizando 882 novos casos diários por cada milhão de habitantes.
Depois de o governo britânico ter confirmado que a pandemia de covid-19 estava a evoluir de uma forma descontrolada e dramática no país – a nova variante do coronavírus, detetada no Reino Unido em dezembro, já é responsável por mais de 60% das novas infeções só em Londres – o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decretou, na segunda-feira, dia 4, um novo confinamento nacional, com encerramento de estabelecimentos, serviços e escolas. Em declarações aos deputados, Boris Johnson comunicou que 2% da população de Inglaterra estava infetada com o coronavírus, o que equivale a mais de um milhão de pessoas, sendo urgente abrandar a pandemia.
Nessa altura, a curva da incidência de novos casos diários por milhão de habitantes mostrava o Reino Unido, a Irlanda e Portugal isolados numa subida dramática. Agora, Portugal passou mesmo o Reino Unido. Esta sexta-feira, foram contabilizadas 159 mortes por covid-19 no País, assim como 10663 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Este sábado, houve novos máximos, tanto de novos casos como de mortes (mais 10947 novos infetados com covid-19 e mais 166 mortes) e os especialistas temem um cenário ainda pior na próxima semana.
O Governo britânico anunciou, esta quinta-feira, a suspensão das ligações aéreas de Portugal e Cabo Verde para Inglaterra, com o intuito de tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do coronavírus, e proibiu também chegadas do Brasil, tal como de outros países sul-americanos.
O anúncio foi feito por Grant Shapps, ministro britânico dos Transportes,no Twitter.
Portugal ultrapassa EUA em mortos por milhão de habitantes
Em relação a número de mortos por milhão de habitantes provocados pela covid-19, Portugal ultrapassou, nas últimas duas semanas, várias vezes os Estados Unidos. Esta sexta-feira, foi um desses dias, mas quinta-feira Portugal já registava mais mortos por milhão de habitantes do que os EUA.