O Instituto da Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) vai oferecer testes de Covid-19 a 12 mil voluntários. A fase de recrutamento já começou e os altos níveis de adesão fizeram com que o serviço de inscrições bloqueasse em poucas horas.
O estudo em questão procura saber a proporção da população portuguesa que esteve em contacto com o coronavírus e permanece assintomática. Neste sentido, serão feitas 12 mil recolhas de sangue para perceber quantos portugueses desenvolveram anticorpos contra o vírus.
A ideia de fazer um teste gratuito ao Covid-19 – que noutro contexto poderia custar de 40€ a mais de 100€ – agradou a muitos portugueses, que sobrecarregaram os serviços de inscrições.
Em menos de 24 horas, quer o site do Painel Serológico, quer a linha de apoio telefónica criada posteriormente, foram abaixo – sendo que a situação continua inalterável até ao momento.
Em resposta, foi publicado um pequeno comunicado na página do iMM a esclarecer a situação: “Agradecemos o enorme interesse e adesão a este projeto por parte de todos os portugueses. Neste momento e devido à elevada afluência, a plataforma está indisponível por questões técnicas que estão a ser resolvidas. Estamos a trabalhar para que amanhã o site esteja funcional. Relembramos que a recolha da amostra decorre até 7 de outubro”.
Inês Domingues, responsável pelo Gabinete de Comunicação do iMM, reforça à VISÃO que serão feitos os possíveis para que esta quarta-feira “o site esteja totalmente operacional amanhã”.