Por incrível que pareça, até agora, ainda existem 32 países e territórios em todo o mundo que conseguiram manter afastado o vírus e não relataram um único caso de Covid-19. Muitos destes territórios são ilhas pequenas e de difícil acesso, com pouca população.
Na Europa, as Ilhas de Aland (Alanda), o Arquipélago de Svalbard e a Ilha de Jan Mayen ainda resistem à contaminação.
Na América Latina, a Ilha Bouvet, as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul também não apresentam nenhum caso de coronavírus.
Na Ásia, onde se deu o surto da pandemia, a Coreia do Norte e o Turquemenistão são os locais que, alegdamente, ainda não apresentaram nenhum caso de infeção.
Em África, existem ainda quatro regiões sem casos do coronavírus: o Território Britânico do Oceano Índico, as Terras Austrais e Antárticas Francesas, o Lesoto e Santa Helena.
A Oceânia é onde estão mais países e territórios sem casos confirmados de coronavírus: Samoa Americana, Ilha do Natal, Ilhas Cocos, Ilhas Cook, Ilhas Heard e McDonald, Quiribati, Ilhas Marshall, Estados da Micronésia, Nauru, Niue, Ilha Norfolk, Palau, Ilhas Pitcairn, Samoa, Ilhas Salomão, Toquelau, Tonga, Tuvalu, Ilhas Menores dos Estados Unidos, Vanuatu e as Ilhas de Wallis e Futuna
Todos os países da América do Norte e do Médio Oriente registaram pelo menos um caso Covid-19.
Já houve mais de 3 milhões de casos de coronavírus em todo o mundo, e 215 países e territórios reconhecidos pelas Nações Unidas contabilizaram pelo menos um caso de Covid-19. Destes, 191 sofreram uma transmissão local, quando o vírus se espalhou pela comunidade.
Se uma região ou país não declarou nenhuma infeção do novo vírus, isso não significa necessariamente que não houve casos. A Coreia do Norte, por exemplo, não registou nenhum caso de contaminação, mas tem fronteiras com a China, a Rússia e a Coreia do Sul, que relataram altos níveis de contaminação.
Um bom sinal de recuperação é o facto de cinco países e territórios declararem que já conseguiram erradicar o vírus.