O número de casos de Covid-19 aumenta a cada dia que passa, em Portugal e no Mundo. A pandemia entrou na esfera do desporto, do cinema e até da realeza.
Tom Hanks e Rita Wilson
Tom Hanks, figura do cinema, e Rita Wilson, também atriz, anunciaram à duas semanas que contraíram o Covid-19. Na segunda-feira, 23, o ator publicou no seu Twitter uma mensagem a declarar que já se sente melhor, assim como a sua mulher. Nesta mensagem, apela ao bom senso das pessoas, para que abdiquem de certos gestos e se isolem.
Idris Elba e Sabrina Dhowre Elba
Conhecido pelo seu grande papel na série Luther, Idris Elba que também é realizador de cinema e DJ, anunciou no dia 16 de março que estava infetado com o novo vírus. Num vídeo que partilhou no Twitter explica que não tinha sintomas mas como tinha estado com um portador do vírus decidiu fazer o teste, descobrindo assim que estava infetado. Sabrina Dhowre Elba foi também submetida a testes que deram sinal positivo. O anúncio foi feito num vídeo do Instagram da Oprah.
Alberto II do Mónaco
O príncipe do Mónaco, Alberto II, de 62 anos, é também portador do vírus. Fontes próximas do soberano confirmam que este se encontra bem e que continua a trabalhar. Em comunicado, o príncipe apelou à população para respeitar as medidas de isolamento, assim como limitar o contacto com os outros, sublinhando que a única forma de impedir a propagação do vírus é através do respeito “rigoroso” por essas regras.
Kristofer Hivju
Conhecido pelo seu papel de Tormund Giantsbane na série Guerra dos Tronos, Kristofer anunciou que estava contaminado na semana passada. No seu Instagram, escreve que está bem e que ele, assim como a família estão em quarentena. Alerta ainda para os cuidados a ter: “lave as mãos, mantenha 1,5 metros de distância dos outros. Faça tudo o que puder para impedir que o vírus se espalhe. Juntos, podemos combater este vírus e evitar uma crise no hospitais. Cuide-se, mantenha distância e mantenha-se saudável!”
Rachel Matthews
A atriz Rachel Matthews confirmou que tinha sido diagnosticada com o novo coronavírus através de uma mensagem no Instagram. A atriz que deu voz à personagem Honeymaren do filme Frozen 2 diz que se sente melhor e mostrou-se disponível para responder a todas as questões que os seus fãs tivessem.
Sophie Gregoire Trudeau
Sophie, mulher do primeiro ministro do Canadá, foi diagnosticada com o vírus na passada quinta-feira. A primeira dama começou a ter episódios de febre depois de regressar de férias do Reino Unido. Apesar de Justin Trudeau não apresentar sintomas, apresenta-se em quarentena voluntária.
Michel Barnier
O político francês que assumiu o papel de negociador durante o Brexit anunciou que estava infetado com o Covid-19. No Twitter confirmou que se encontra “o melhor possível” e acrescenta ” uma palavra de apoio e de solidariedade a todas a famílias atingidas por esta doença”.
Mikel Arteta
Arteta, atualmente a jogar no Arsenal, após ter confirmado que lhe foi diagnosticado o coronavírus, disse ao La Sexta que se encontra melhor. “Estou muito bem agora, estou recuperado. Demorei três ou quatro dias para começar a sentir-me muito melhor e com mais energia”. Na entrevista declara que “fiz o teste na quarta-feira passada e fui diagnosticado na sexta-feira. Obviamente, todos que estiveram em contacto comigo tiveram que ficar em quarentena e, consequentemente, os jogos tiveram que ser suspensos”.
Linda Lusardi
Linda Lusardi, atriz e apresentadora, e o seu marido Sam Kane, ator e cantor, foram hospitalizados na passada sexta-feira. Segunda-feira, Sam publicou no Facebook um post onde declara que a mulher que ainda se encontra debilitada. Minutos depois, escreveu ainda na rede social “Oh, eu esqueci-me de mencionar. Estou em casa agora. Saí do hospital hoje, então estou a lutar pela minha saúde e ficarei bem em pouco tempo. Obrigado a todos vocês. Amor e saúde para todos vocês. #Fiquemseguros. Xx”
Andy Cohen
Apresentador do Watch What Happens Live , produtor e escritor, Andy confirma que está infetado. No passado dia 20 publicou “Após alguns dias de quarentena voluntária e sem me sentir bem, deu positivo o teste ao coronavírus. Por mais que eu sentisse que conseguia fazer a #WWHL em casa, colocámos um ponto final sobre este assunto, por enquanto, para que eu possa concentrar-me em melhorar. Quero agradecer a todos os profissionais que estão a trabalhar incansavelmente por todos nós e aconselhar a todos a ficarem em casa e cuidar de si mesmos.”
Fiona Phillips
A jornalista inglesa e apresentadora de televisão anunciou o resultado no seu Twitter no dia 20 de março. Com 59 anos, a estrela das manhãs está de cama e, com humor, refere que a Covid-19 não é bom companheiro de cama.
Preta Gil
Preta Gil, cantora e apresentadora brasileira no seu Instagram confirma que esteve em contacto com pessoas infetadas. No dia 14, a artista escreveu “(…) desde que entendi que poderia ser atingida cancelei compromissos, isolei-me e procurei informar-me sobre tudo. Hoje, com a confirmação, senti-me na obrigação de informar todos sobre o caso. Apesar de calafrios e dores de cabeça, os sintomas são de uma gripe leve, não sinto nada muito forte e o que mais me incomoda é saber que nenhum de nós está imune. É sabido que esse virus tem muito menos gravidade que varicela ou sarampo e até mesmo o influenza mas propaga-se de uma maneira muito rápida. A desinformação e o medo são os piores fatores com os quais estamos lidando nesse momento”.
Daniel Dae Kim
Daniel Dae Kim, ator norte-americano, conhecido pelo seu papel em Lost e Hawai Five-0, começou a ter dores de garganta quando chegou ao Havai. O artista acredita que tenha ficado infetado quando esteve em Nova Iorque a filmar a série New Amsterdam onde interpreta o papel de um médico.
David Bryan
David Bryan, músico da banda Bon Jovi, com 58 anos, partilhou a notícia no seu Instagram. “Acabei de receber meus resultados e deu positivo o resultado ao coronavírus. Estou doente há uma semana e sinto-me melhor a cada dia. Por favor, não tenha medo !!! É uma gripe, não uma praga. Estou de quarentena há uma semana e vou ficar mais uma semana. E quando me sentir melhor, voltarei a fazer os testes para garantir que estou livre deste vírus desagradável. Por favor, ajudem-se uns aos outros. Isto terminará em breve … com a ajuda de todos os americanos!”
Kevin Durant
Kevin Durant, jogador norte-americano de basquetebol profissional atualmente no Brooklyn Nets. O anúncio surgiu no Instagram da equipa, que revela que existem ainda mais três outros jogadores infetados.
Arielle Charnas
Com cerca de 1.3 milhões de seguidores no Instagram, a influenciadora digital e designer americana Arielle Charnas partilhou o seu resultado nas suas redes sociais.
Para além destes, existem ainda muitos outros infetados, como é o caso de Olga Kurylenko., Charlotte Lawrence, Manu Dibango, Mwana FA, Colton Underwood, Debi Mazar, Rudy Gobert, Donovan Mitchell, Callum Hudson-Odoi, Fernando Gaviria, Dmitry Strakhov, Christian Wood, Kevin Durant, Blaise Matuidi, Sean Payton, Marcus Smart, Paolo e Daniel Maldini, Rand Paul, Masoumeh Ebtekar, Francis Suarez, Begoña Gómez, Karl von Habsburg, Mario Díaz-Balart, Ben McAdams, Lucian Grainge, Andrew Watt, Daniele Rugani, Rudy Gobert e Donovan Mitchell.