Cinquenta e cinco mulheres portuguesas dão capa e corpo ao novo número da VISÃO História, já nas bancas e à venda na loja online. Leu bem: capa e corpo. E é precisamente por aqui que vamos começar as apresentações.
Para ilustrar a capa da revista, escolhemos o Auto-retrato com casaco vermelho, da pintora naturalista portuense Aurélia de Souza (1866-1922), que a historiadora de Arte Raquel Henriques da Silva considerou «o mais belo auto-retrato da pintura portuguesa». Fizemo-lo por razões de ordem estética, mas sobretudo porque a ideia de frontalidade, expressa pela representação do rosto da artista, resume bem o caráter singular das 55 mulheres biografadas nesta VISÃO História. Será a figura séria e sisuda de Aurélia de Souza, como dizem os críticos, uma reação à discriminação de género e de denúncia do sofrimento feminino? Ou uma manifestação da irreverência e da emancipação da mulher? Acrescente-se que esta e outras obras da pintora ainda podem ser vistas na exposição Vida e Segredo Aurélia de Souza 1866-1922, até 21 de maio, no Museu Nacional Soares Reis (MNSR), no Porto.
Quanto às figuras retratadas no corpo da revista, o nosso critério de seleção assentou nas vidas fascinantes das mulheres que, durante séculos, derrubaram barreiras e lutaram com todas as forças para concretizarem os seus sonhos num mundo feito à medida dos homens. E que, como afirma Maria Teresa Horta, em entrevista nesta mesma edição, quiseram sempre «qualquer coisa» que não deviam querer. Foi o que fizeram as feministas do início do século XX, ao exigirem o direito ao voto, a uma carreira profissional e ao divórcio – como Adelaide Cabete, cujo pioneirismo e militância são recordados e analisados pela investigadora e docente universitária Vanda Gorjão.
Nesta edição, contamos as histórias de rainhas e princesas que alcançaram os píncaros da escala social aquém e além-fronteiras, damas ilustres, cortesãs, amantes e guerreiras, mas também de feministas, aventureiras, empreendedoras, cientistas, políticas, militantes e resistentes. E ainda de artistas, desportistas, escritoras e intelectuais. Teresa de Leão, Rainha Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Leonor de Portugal, Isabel de Portugal, Catarina de Bragança, Marquesa de Santos, Antónia Ferreira, Adelaide Cabete, Carolina Beatriz Ângelo, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Branca Edmée Marques, Cesina Bermudes, Alda Nogueira, Maria Lamas, Amália Rodrigues, Natália Correia, Maria de Lourdes Pintasilgo, Paula Rego, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barrenosão algumas das 55 mulheres retratadas. E as nossas escolhas poderiam ter recaído sobre outras tantas…
É mais uma edição da VISÃO HISTÓRIA, a não perder, que pode comprar aqui, sem sair de casa, na loja Trust in News. Para assinar a VISÃO História, clique aqui.
NÚMEROS ANTERIORES QUE PODE COMPRAR ONLINE:
A contestação à guerra colonial
Avetureiros portugueses da aviação
II Guerra Mundial: a batalha do Pacífico
125 anos de cinema em Portugal
Eleições presidenciais em Portugal
A construção do império americano
Pestes e epidemias em Portugal
Fernão de Magalhães, a primeira volta ao mundo
Amor e sexualidade ao longo dos tempos
25 de Abril de 1974: Operação Fim Regime
As guerras secretas de Portugal em África