“Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro.”
É assim que começa a mensagem deixada nos parabrisas de veículos que os Tyre Extinguishers decidiram ser inaceitáveis.
Há duas semanas, os portugueses ficaram a conhecer de perto este grupo, que começou a esvaziar pneus de SUV no ano passado, em países como Inglaterra, EUA, Alemanha e França, tendo como justificação a emergência climática.
Este movimento nasceu depois de (e provavelmente na sequência de) um relatório da Agência Internacional para a Energia a concluir que os SUV foram responsáveis pelo segundo maior crescimento de emissões entre 2010 e 2018, depois do setor energético. Numa década, o número de SUV no mundo cresceu para o dobro, diz o relatório, fazendo disparar o consumo de energia, uma vez que estes carros, maiores e mais pesados, “consomem mais 25% de combustível do que os de tamanho médio”.
Sim, parece haver um problema com esta moda dos SUV. Só que não faz sentido extrapolar números globais para a realidade portuguesa. Os SUV mais populares no nosso país – e o Peugeot 2008, um SUV, é o carro mais vendido – não são os monstros americanos, que gastam 17 litros aos cem e pesam duas vezes mais.
Este é um excerto da newsletter da VISÃO Verde. Para continuar a ler, clique aqui.